quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ECLB homenageia o jornalista Esio Bastos em seu centenário de nascimento


O jornalista Esio Martins Bastos estaria completando 100 anos em 2013. Em sua homenagem, o Espaço Cultural Luciano Bastos celebrou o centenário de seu nascimento com a inauguração de banner na Sala destinada à Imprensa de Bom Jesus do Itabapoana, durante o 4º Circuito Arte entre Povos.


















Esio Bastos nasceu em Campos dos Goitacazes, RJ, aos 23 de março de 1913. Primeiro dos cinco filhos do casal Vivaldina e Olívio Bastos, desde cedo começou a trabalhar com o pai na Estrada de Ferro Leopoldina Railway, tendo vindo com a família em 1933, como funcionário da Cia. Ferroviária Itabapoana, em Bom Jesus do Norte.

Casamento de Celia e Esio Bastos, 1935.
Ao lado do casal, os irmãos do noivo,
Luciano e Maria Ruth.


Casou-se com Celia Lopes Bastos em 1935, e teve três filhas: Maria Alexandrina, Maria Célia e Maria Ruth, além de nove netos e 13 bisnetos.

Secretariando a 1ª Diretoria do Centro Popular Pró-Melhoramentos
de Bom Jesus. 1936.

Participou intensamente do desenvolvimento de Bom Jesus, tendo sido um dos fundadores de diversas instituições marcantes de nossa cidade, tais como: Centro Popular Pró-Melhoramentos; Armazéns Gerais do Vale do Itabapoana; Lira Operária Bonjesuense; Caixa de Esmolas. Além disso, foi grande incentivador da criação dos Escoteiros em Bom Jesus.

Com o Senador José Carlos Pereira Pinto, em 1960.

Na política, foi Vereador por três mandatos sucessivos, 1947-51, 1951-55 e 1955-59, no antigo e extinto PSD, Partido Social Democrático – de Amaral Peixoto e Senador José Carlos Pereira Pinto, de Zezé Borges e Cel. Alfredo Portugal. 

Osório Carneiro, Tito Nunes da Silva, Prefeito Gauthier Figueiredo, 
Demerval Bastos Tavares, Governador Roberto Silveira,
Esio Bastos e Pedro Teixeira, em Bom Jesus do Itabapoana, 1960.


Também foi duas vezes candidato a Deputado Estadual, recebendo ampla votação. A Câmara Municipal de Bom Jesus recebeu o seu nome, numa importante homenagem.

Esio Bastos discursando na Academia Bonjesuense de Letras. 1995.


Pertenceu e ajudou a criar a Academia Bonjesuense de Letras. Foi proprietário e fundador da Fábrica de Balas e Doces São Jorge. Foi um dos pioneiros e também dirigente da Associação Comercial de nossa cidade e durante vários anos foi sócio-proprietário da Gráfica Gutemberg, juntamente com seu irmão Luciano Bastos.

Esio na Gráfica Gutemberg, 1995.

Jornalista, fundou o jornal O Norte Fluminense em 25 de dezembro de 1946, utilizando esse importante órgão da imprensa em sua participação ativa de todas as grandes lutas e reivindicações bonjesuenses até o final de sua longa vida.

Faleceu em 2003, aos 90 anos.





Por Paula M. Borges Bastos 

É permitida a reprodução do conteúdo deste blog, desde que citada a fonte e o autor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário