segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fernando Lopes da Costa, em nome do Olympico F.C., saúda a Seleção Brasileira em seu embarque rumo à Copa do Mundo de 1938 na França


                                          

Em 1938, há 76 anos, a Seleção Brasileira embarcava, de navio, para a França, onde disputaria a Copa do Mundo.

O Tte. Cel. Fernando Lopes da Costa ali presente, ofereceu o “pavilhão nacional” aos jogadores, em nome do Olympico F.C., proferindo um discurso vibrante, reproduzido por A Voz do Povo, em sua edição de 04 de junho de 1938.
                                  
Trecho do Jornal A Voz do Povo, edição de 4 de Junho de 1938. Acervo: ECLB


Reproduzimos, abaixo, alguns trechos da matéria de A Voz do Povo:

Foi o seguinte o discurso pronunciado pelo Ten. Coronel Fernando Lopes da Costa, offerecendo à representação brasileira de football, em seu embarque para a Europa, em nome do “Olympico F.C.”, o pavilhão nacional.

“Lusida embaixada do desporto terrestre, aclamados valores da pelota...
[...]
É dessa Pátria, rica e formosa, e de doçuras feita, Terra da Promissão, o sagrado lábaro de esperanças, pano tecido por todos os amores, símbolo augusto da nacionalidade, que ora vos entrego desportistas do meu Brasil, para que o mantenham, puro e invicto, sob a guarda dos vossos corações de patriotas.

Oferenda simbólica que vos solicita a acolherdes no tépido agasalho de vosso ardoroso patriotismo, o “Olympico Futebol Club”, de Bom Jesus de Itabapoana, confiantes, todos os olympicos, que sabereis honrar, nos esmeraldinos gramados da França heróica, o auriverde pendão, mais e mais o dignificando, à altura de suas gloriosas tradições...
[...]
Ide, chegai e vencei. Ao penetrardes garbosos, na atitude marcial dos brasileiros, sob palmas e flores e hinos, o magestoso Estádio Francez, em tarde plena de luzes, não vos esqueçais de o fazer, sob o palio do auri-verde símbolo da Pátria..."

No livro “Diamante Negro”, de André Ribeiro, encontramos referência sobre o dia do embarque da Seleção brasileira para a França, ocasião em que foi proferido o discurso por Fernando Lopes da Costa.

"O embarque estava marcado para o dia 30 de abril de 1938 e nem mesmo a chuva impediu que milhares de pessoas fossem ao cais para dar adeus aos craques brasileiros. A seleção saiu do Rio de Janeiro a bordo do navio Arlanza, e antes de tomar a rota para a Europa, fez algumas escalas em portos do litoral brasileiro, aumentando a expectativa da torcida, que acreditava na conquista inédita de um título mundial.

Leônidas da Silva foi o artilheiro dessa Copa, tendo sido escolhido o melhor jogador do mundial, e o Brasil ficou com a terceira colocação.
Fonte: www.literaturanaarquibancada.com

Veja mais sobre a participação da Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1938 em:

http://www.literaturanaarquibancada.com/2012/06/especial-copas-1-o-epico-brasil-6x5.html


Um comentário: