sexta-feira, 6 de junho de 2014

7 DE JUNHO DE 1914: O 1º "MATCHT" DE "FOOTBALL" ENTRE OLYMPICO F.C. E ORDEM E PROGRESSO F.C.


                                                         




       A exposição "Memórias do Nosso Futebol: 100 anos de Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C.", em exibição no Espaço Cultural Luciano Bastos, retrata, em painéis, uma Linha do Tempo dos clubes bonjesuenses, baseada em reportagens publicadas em jornais de nossa cidade.
       No primeiro desses painéis, destacamos um acontecimento ocorrido no dia 7 de Junho de 1914.
       Há cem anos, ocorreu o primeiro "match" de "football" em Bom Jesus, entre Olympico e Ordem e Progresso. O jogo foi narrado no jornal Bom Jesus Jornal, em sua edição de 07/06/1928.



      "DESPORTO
     Faz hoje 14 annos que Bom Jesus apreciou o seu primeiro “match” de football. A 7 de junho de 1914 entraram em campo para o sensacional encontro os “teams”, assim constituídos pela ordem de escalação: 

     OLYMPICO: Francisco Fragoso, Horácio Moraes, Guilherme Mathias, Antonio Mathias, Manoel Mathias, Euclydes Xavier, Otto Paranhos, ... Cunha, Walter Franklin, Nilo Cunha e Adílio Catharina. Reservas – Antonio Ignacio da Silveira, Horácio Carvalho e Amado Santos. 

    ORDEM E PROGRESSO: Ramiro, Altino Lins, Adhermardo, Antonio Mello, Antonio Jacob, Heráclito Freitas, José Borges, Otis Menezes, José Firmo, Hamilton Lins, Ernestino Moreira. Rezervas: Aldano Lins e Aristides Rodrigues. Juiz – Horácio Carvalho. São fallecidos: Horácio, Ramiro e Admardo.

     O que houve de mais notável durante a peleja foram os “furos”, os calções compridos, as meias de mulher, os gorros de lã e todos os jogadores “pregados”. O jogo transcorreu animado, tendo muita semelhança com football. "

                                                             Fonte: Bom Jesus Jornal, 07/06/1928 
                                                                                     Acervo: ECLB


















Nenhum comentário:

Postar um comentário