segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vídeos sobre futebol, produzidos por alunos do IFF, integram a exposição Memórias do Nosso Futebol, no ECLB


Resultado da parceria com o IFF, vídeos produzidos por alunos estão à disposição do público na exposição Memórias do Nosso Futebol, no ECLB



        Às vésperas da Copa do Mundo, quer saber mais sobre a história do Brasil nas Copas? ou sobre o Racismo no Futebol? A exposição Memórias do Nosso Futebol, em exibição no ECLB desde maio, pode te ajudar.

       Vídeos produzidos por alunos do IFF, com esses e outros temas, integram a exposição Memórias do Nosso Futebol, no ECLB. Claro que os clubes homenageados, Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C. não ficaram de fora.

     Numa tela de computador montada na sala de exposições pode-se ficar sabendo sobre:

- Olympico F.C.




- A História do Brasil nas Copas



- O impacto das copas no Brasil

- A história das copas


Confira como foi a participação do Centro de Memórias do IFF na exposição Memórias do Nosso Futebol, contada pela Coordenadora Fernanda Lima Rabello:


A participação do Centro de Memória IFF-Noroeste Fluminense na Exposição “Memórias do nosso futebol”, no Espaço Cultural Luciano Bastos

         
       O Centro de Memória IFF-Noroeste Fluminense, vinculado ao Campus Bom Jesus do Instituto Federal Fluminense, foi convidado, em fevereiro deste ano, a trabalhar em parceria com o Espaço Cultural Luciano Bastos na organização da exposição “Memórias do nosso futebol: 100 anos do Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C”, inaugurado no dia 15 desse mês.

    Após aceite do convite, os professores que desenvolvem pesquisas no Centro, Fernanda Rabelo (coordenadora do Centro de Memória e professora de História), Eduardo Moreira (professor de Sociologia) e Laila Pessanha (professora de Geografia), propuseram um trabalho com as turmas do 3º ano integradas à Agroindústria, Agropecuária e Informática de desenvolverem vídeos sobre o tema do futebol.
      Dentre os temas abordados em debates em aulas, estavam os da memória local do futebol, dos desafios e impactos da Copa do Mundo no Brasil, do racismo no futebol e da História do Brasil nas copas.
      Desta forma, as turmas desenvolveram, após debate e proposta de ações, diversos vídeos sobre os temas, que incluíam também a memória do futebol local, com trabalhos sobre os clubes Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C, de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte, respectivamente.
       O resultado dos debates e da produção dos vídeos foi muito positivo, pois houve uma reflexão grande entre as turmas sobre temas ligados à Geografia, História e Sociologia, que são instigadores e atuais, com a Copa do Mundo sendo sediada no Brasil e começando em junho deste ano.
        Além dos vídeos, que foram produzidos por meio do trabalho pedagógico dos professores, o Centro de Memória realizou várias reuniões com a coordenadora da exposição, Claudia Bastos, para definir objetos para expor, seleção de coleções e fotografias, confecção de banners, como trabalhar a memória dos clubes e como organizar a exposição para o público no Espaço. Foram feitas reuniões com os dirigentes dos dois clubes e com colaboradores, para que os mesmos contassem suas expectativas, histórias e memórias ligadas aos times. 
       Os bolsistas do Centro de Memória realizaram um trabalho de pesquisa sobre os clubes, produzindo dois vídeos sobre a História deles, que foram colocados em um computador à disposição do Espaço Cultural para a Exposição. 
        Além destes vídeos, os seis melhores trabalhos produzidos sobre o tema de futebol também foram disponibilizados para o público no Espaço. 
       Nosso objetivo era integrar a ação de extensão do Centro de Memória com as ações de ensino do Campus, produzindo conhecimento e debates sobre os temas ligados à comunidade e debatidos na mídia.
      Além da produção de vídeos, os bolsistas do Centro de Memória ajudaram na organização da exposição, buscando material, auxiliando na organização expositiva, entrando em contato com objetos antigos da memória dos clubes e compreendendo, mais ainda, a importância da História para a memória local.

       A participação dos bolsistas, alunos do Campus em diversas modalidades de ensino, foi importante para o Centro de Memória, que busca valorizar a memória local, a partir do reconhecimento desta pela comunidade de alunos do IFF e pela comunidade local de atuação do Campus Bom Jesus. Desta forma, a integração entre o Campus e os clubes foi muito boa, e os alunos se conscientizaram da relevância da memória do futebol nas cidades. Destes encontros de alunos com dirigentes de clubes, surgiu uma proposta dos próprios alunos de participarem como voluntários em ações sociais do Clube Ordem e Progresso F.C., em projeto coordenado pelo Prof. Nelson Faber da Silva. O professor ainda irá disponibilizar bolsistas para essas ações, e a Diretoria de Ensino do Campus disponibilizará também monitores para darem aula de reforço aos sábados no clube. A atitude dos alunos foi muito positiva, pois demonstra que eles enxergaram nos clubes uma memória importante de ser mantida, e que o esporte é fundamental para a cidadania. O IFF busca, ainda, dar continuidade às ações de extensão promovendo aulas de reforço e contato estreito entre o Instituto e a comunidade.
      Além das propostas no clube Ordem e Progresso, o Centro de Memória está se disponibilizando a realizar ações de conservação, organização e digitalização do acervo de fotografias do Clube Olympico F.C., com o objetivo de resguardar a memória do clube, faltando ainda conversar com os dirigentes do clube sobre a aprovação dessa ação.
     Desta forma, a participação do Centro de Memória na exposição teve resultados muito positivos para o Instituto, pois permitiu que várias atividades pedagógicas e de extensão fossem desenvolvidas no município de Bom Jesus.
       Estas ações só foram viabilizadas com a parceria do Espaço Cultural Luciano Bastos, a colaboração dos dirigentes dos clubes e com as ações da coordenadora da exposição, Cláudia Bastos, que trabalha incessantemente para que a memória local seja valorizada na região Noroeste Fluminense.


EQUIPE DO CENTRO DE MEMÓRIA PARTICIPANTE DA EXPOSIÇÃO:
SERVIDORES:
Eduardo Moreira, Fernanda Rabelo, Geraldo Rosa, Laila Pessanha

BOLSISTAS:
Ana Paula Machado, Arthur Saboia, Gabriela Sanches, Kenya Moreira, Larissa Leal, Neyara Barbosa

ESTAGIÁRIOS:
Bianca Camargo

OBSERVAÇÃO:
Agradecemos a ajuda dos servidores da Infra-estrutura do Campus, que auxiliaram também na montagem da exposição e da Coordenação de Arte e Cultura do Campus, que disponibilizou a estagiária de Artes para atuar na organização. Agradecemos ainda às turmas do 3º ano dos cursos de Agropecuária, Agroindústria e Informática, que abraçaram os trabalhos sobre futebol e fizeram vídeos sobre o tema, participando assim, também, da exposição.


SOBRE O CENTRO DE MEMÓRIA IFF-NOROESTE FLUMINENSE:

O Centro de Memória IFF-Noroeste Fluminense, vinculado à Diretoria de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, foi criado no ano de 2012 com o objetivo de resguardar a memória local da região Noroeste Fluminense e renovar a visão de memória existente nas comunidades locais. Realizando atividades que buscam valorizar a identidade local, o Centro de Memória procura produzir e salvaguardar um acervo de depoimentos na instituição, a partir de pesquisas sobre locais, eventos, trajetórias de vida ou atividades coletivas em comunidades na região Noroeste Fluminense. Reconhecendo a memória, pretende também valorizar a comunidade local, resgatando elementos da cultura brasileira que hoje são diluídos em uma cultura cada vez mais globalizante. Assim, o Centro de Memória IFF-Noroeste Fluminense atua na região com o objetivo de reconhecer esta cultura regional, a partir da valorização da mesma, para que a percepção da identidade não se perca, mas seja renovada, construindo uma relação renovada entre memória e História local em toda a comunidade.


CONTATO:
Centro de Memória IFF Noroeste Fluminense
Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus
Avenida Dário Vieira Borges, 235 Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Email: memoria.bomjesus@iff.edu.br

      Fernanda Lima Rabelo
(coordenadora do Centro de Memória IFF Noroeste Fluminense)





Nenhum comentário:

Postar um comentário