segunda-feira, 2 de junho de 2014

Memórias do Nosso Futebol: José Moraes Ribeiro e Garrincha


                   
José Moraes Ribeiro

                Um dos baluartes do Olympico F.C., do qual foi técnico e Presidente, José Moraes Ribeiro recebeu homenagem de sua filha Neuza Sales Ribeiro em crônica que narra fatos marcantes de sua vida, como a passagem, em sua casa, à rua Fassbender,  de ídolos como Garrincha.
              Parte da crônica foi reproduzida num dos painéis que compõem a Linha do Tempo dos clubes bonjesuenses na exposição Memórias do Nosso Futebol, no Espaço Cultural Luciano Bastos.
               Num trecho, ela nos conta: "Grandes nomes do futebol passaram por nossa varanda como Garrincha, Pinheiro e outros..."

                   





































    Fonte:  http://neuzasales.blogspot.com.br/2014/03/jose-moraes-ribeiro-x-olimpico.html 




            Em 1960, Garrincha esteve em Bom Jesus, participando de um jogo da nossa Festa de Agosto, pelo time de Retiro de Muriaé (visitante) contra o Santa Isabel F.C., que representou a cidade. O jogo foi realizado no Estádio Fernando Lopes da Costa, com a presença do Governador Roberto Silveira. 
        
              Jailton da Penha, em seu livro "Santa Isabel uma paixão em azul, vermelho e branco", narra esse episódio:


          “Festa de Agosto de 1960, uma das mais tradicionais do Estado do Rio. O Santa Isabel é convidado pela Comissão da Festa a representar o município no dia 15 de agosto na ocasião estava visitando o município o bonjesuense e governador do Estado do Rio de Janeiro Roberto Silveira, o adversário era o excelente Esquadrão do Retiro F.C. Equipe do Distrito de Retiro de Muriaé, pertencente a Itaperuna. A equipe visitante para essa partida contava com as presenças de 03 craques consagrados do Botafogo do Rio de Janeiro. O gênio das pernas tortas Mané Garrincha, que tinha encantado o mundo na Suécia em 1958 e o Brasil conquistaria o seu primeiro título mundial, com ele veio Paulistinha e Rossi. Estádio General Fernando Lopes da Costa, Campo do Olympico, lotado. Os times entram em campo, o Governador é convidado a dar o pontapé inicial. As previsões eram sombrias para o esquadrão usineiro a grande maioria apostava numa goleada para o Retiro, os torcedores do Santa Isabel, por mais que confiassem não acreditavam em outro resultado a não ser a derrota. 

                   [...]



         Após a euforia e o grande feito da vitória os jogadores do Santa Isabel confraternizavam nos vestiários, emocionados pela grande vitória e por quem estava do outro lado. Muita gente ali, porque não dizer todos estavam ali pra ver Garrincha, Bi-Campeão pelo Botafogo em 1957 e 1958, Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira, acompanhado ainda de Paulistinha e Rossi, que feito memorável. Eis que entra no Vestiário o próprio Garrincha, dá um abraço apertado em Gutengo, parabeniza pela exibição e faz uma proposta: “Estou aqui para levá-lo para o Botafogo”. Gutengo responde: “Vou não, aqui eu tenho emprego na Usina”. Garrincha retruca: “Lá no Botafogo você também vai ter emprego e vai jogar junto comigo”. Gutengo recusou e quis o destino que ficasse na Usina Santa Isabel."
         
                      "Santa Isabel uma paixão em azul, vermelho e branco"
                                                                                        Jailton da Penha
             
                                                           


Garrincha
Foto: mundobotafogo.blogspot.com





2 comentários:

  1. Sempre, meus agradecimentos a tão importante forma de cultuar nossa memória. Obrigada, mais uma vez. Neuza.

    ResponderExcluir