sábado, 3 de agosto de 2013

Exposição na Biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos comemora o centenário de Rubem Braga



                                                       
Maria Elvira Tavares Costa traz exposição sobre Rubem Braga para o ECLB durante o 4º Circuito Cultural



     Durante todo o mês de agosto o escritor capixaba Rubem Braga, que completaria 100 anos em 2013, será homenageado com uma exposição na Biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos, trazida de Cachoeiro de Itapemirim, ES, pela escritora e contadora de histórias Maria Elvira Tavares da Costa.

    A abertura será nesta Quinta-feira, dia 8 de Agosto, às 20 horas, numa promoção do 4º Circuito Cultural Arte entre Povos




              Rubem Braga
nasceu em 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, ES.                       
               Reconhecido por muitos como o maior cronista brasileiro do século XX, foi o único escritor a se dedicar exclusivamente às crônicas, elevando-as, com a qualidade e importância de sua obra, à condição de gênero literário.
                 Escreveu por mais de cinco décadas nos principais jornais do país, sensibilizando e formando opiniões.
                Foi correspondente da Segunda Guerra Mundial, Chefe do Escritório Comercial do Brasil no Chile e Embaixador do Brasil em Marrocos.
               Amigo pessoal, entre outros, de Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira - que dizia que Rubem escrevia ainda melhor quando não tinha assunto.
                   Foi um menino do interior que, mesmo levantando grandes voos, nunca perdeu de vista sua pequena cidade e os ensinamentos de rara humanidade ali aprendidos.
               Conhecer um pouco da obra e da vida de Rubem Braga é presentear-se com um mergulho em nossas próprias almas – lugar onde mora todo o nosso poder!
                Rubem Braga faleceu aos 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. Suas cinzas, a seu pedido, foram lançadas no Rio Itapemirim, em seu torrão natal. Rio abaixo, nas águas de sua infância, ele retornou ao mar, onde, certamente, brinca alegremente com belas sereias!
                                              Maria Elvira Tavares da Costa - Contadora de Histórias
        




Nenhum comentário:

Postar um comentário