terça-feira, 16 de julho de 2013

TIRO DE GUERRA DE BOM JESUS RECEBE INSTRUMENTOS MUSICAIS DA BANDA MARCIAL OLIVIO BASTOS, DO COLÉGIO RIO BRANCO


            O Tiro de Guerra de Bom Jesus do Itabapoana, representado por Jairo Adolpho Borges, seu Agente Administrativo, recebeu, nesta última sexta-feira, 12 de julho, a doação de instrumentos musicais da Banda Marcial Olívio Bastos, do Colégio Rio Branco, que deverão reforçar a Banda de Música daquela instituição.

        Maria Cecilia Costa Dias representando a presidente do ECLB, Claudia Bastos do Carmo, que não pôde comparecer, fez a entrega dos instrumentos na Sala de Exposição Permanente do Colégio Rio Branco, com a presença dos atiradores Cassione Ferreira da Silva e Lucas Inácio Xavier, do TG 01-001.

        O Tiro de Guerra de Bom Jesus teve sua história iniciada dentro do Colégio Rio Branco: ali foi criada a "Cia Militar do Colégio Rio Branco", que em 1926 formou a 1ª Turma de Reservistas do Tiro de Guerra de Bom Jesus do Itabapoana, tendo à frente o Sargento Alceu Soares. 


O Sargento Irineu Araújo Neto, surpreso ao tomar conhecimento de que o Tiro de Guerra de Bom Jesus iniciou-se dentro do Colégio Rio Branco, vendo a foto da 1ª Turma de Reservistas, ali formada  em 1926.

           Formado pela turma do TG de 1948, Luciano Bastos iniciou, em 1998, no jornal O Norte Fluminense - numa homenagem ao cinqüentenário de formatura, a publicação de uma série de pesquisas e memórias daquela época, denominada “Lembrança do Tiro de Guerra – Turma de 1948”. 
           Sua ligação com a instituição permaneceu durante toda a sua vida, sempre prestigiando e divulgando seus eventos.


Luciano Bastos e Tiro de Guerra de Bom Jesus: turma de 1948
                       
Diploma recebido por Luciano Bastos pelo Comando Militar do Leste, de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, concedido a pessoas de elevado conceito na comunidade, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército.


Notícia veiculada no jornal O Norte Fluminense

                  O Espaço Cultural Luciano Bastos, que completará dois anos em agosto próximo, foi idealizado como forma de preservar o rico patrimônio cultural do querido Colégio Rio Branco, bem como todo o seu acervo, disponibilizando para  a comunidade o acesso a esses bens, e estimular a cultura local através do desenvolvimento de diversas atividades culturais.
                   
                 Com as doações efetuadas, em primeiro lugar ao Instituto de Menores, e agora ao Tiro de Guerra, o ECLB espera estar cumprindo o papel a que se propõe, desejando às Instituições recebedoras sucesso nas atividades desenvolvidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário