sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Maria Cristina Ricardo Ferreira d'Almeida: ex-aluna do Colégio Rio Branco


Maria Cristina Ricardo Ferreira d'Almeida estudou no Colégio Rio Branco de 1969 a 1977

      Aluna do Colégio Rio Branco de 1969 a 1977, Maria Cristina Ricardo Ferreira d'Almeida reside no Rio de Janeiro  e visitou o Espaço Cultural Luciano Bastos no dia 13 de agosto. "Estou muito emocionada de rever tudo aqui, cantinho por cantinho", disse.

       Pedimos que ela compartilhasse algumas lembranças do seu período no Colégio. Confira o que ela contou:

      "Tive muitos professores que marcaram. Um deles foi o Dr. Luciano, com aquele jeito dele rígido mas que sabia nos ensinar o bom caminho. Dava aula de  OSPB".

      "Mas a professora que eu mais amei foi Tereza Garcia, que considero um ícone em Bom Jesus. Eu era adolescente e sempre entendia muito bem as suas aulas, porque ensinava História de modo muito divertido e a gente aprendia brincando. Mantenho contato ainda hoje com ela, pois a encontrei através do facebook", disse. 

     Ela também listou alguns professores de seu período na escola: "Tinha o professor Markus Werneck, de Português, Nísia Campos, de Canto e D. Odete, de Educação Artística, aprendi a bordar com ela", relembra Maria Cristina.

     "Dos meus colegas de escola, me lembro muito do Ruy, filho do dr. Ruy, excelente aluno, muito inteligente. Após mudar para o Rio de Janeiro fui perdendo os contatos com os amigos do Colégio".

       A comemoração dos 50 anos do Colégio Rio Branco, em 1970, foi o momento que ela considera marcante durante o período em que estudou. "Foi uma festividade muito grande, com um bolo gigante, uma festa imensa. Me lembro  do desfile dos alunos e dos eventos que foram realizados aqui dentro. Eu era bem pequena, mas lembro que me marcou muito." 


Marlene Ferreira Carneiro e Maria Cristina Ferreira d'Almeida






domingo, 23 de agosto de 2015

Museólogas da Superintendência de Museus do Rio de Janeiro visitam ECLB

   
      O Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) recebeu no dia 19 de agosto a visita das museólogas Éricka Madeira de Souza e Laura Ghelman, que atuam  na Coordenação de Museologia da Superintendência de Museus, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

     Após conhecerem as salas de exposição e reserva técnica, bem como o acervo existente e sua organização interna, as museólogas fizeram uma apresentação e orientação acerca do funcionamento da Rede Web de Museus à equipe do ECLB.

      A Rede Web de Museus é um sistema de gerenciamento de acervo museológico (SISGAM), totalmente on line, que a Secretaria de Cultura do Estado está disponibilizando gratuitamente, através de um plano de adesão, para instituições museológicas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

      O ECLB está se preparando para, em breve, participar da Base SISGAM. Com isso será possível ao público consultar on line informações sobre o acervo de nossa instituição.

Laura Ghelman, Paula Bastos e Éricka Madeira na sala de exposição sobre o Colégio Rio Branco



terça-feira, 18 de agosto de 2015

ECLB recebeu o VI Circuito Cultural Arte entre Povos


6º Circuito Cultural Arte entre Povos: abertura dia 6 de agosto no ECLB

Nos dias 6, 7 e 8 de agosto o Espaço Cultural Luciano Bastos abriu suas portas para receber a edição 2015 do Circuito Cultural Arte entre Povos, que inicia em Bom Jesus do Itabapoana e segue por mais 14 cidades, sob coordenação da poetisa Maria Beatriz Silva, de Laje de Muriaé, RJ.
Foram três dias que mobilizaram nossa comunidade, numa série de apresentações culturais.


Dia 6

Comemorando seus 25 anos de atividades, o Grupo Musical Amantes da Arte se apresentou lindamente, lançando seu segundo CD, "Bom Jesus de Corpo e Alma", produzido pela Editora O Norte Fluminense. Sob a direção de Ana Maria Teixeira Baptista, o grupo interpreta músicas tradicionais de nossa terra, como "Marcha a Bom Jesus", de Salim Tannus, considerado o Hino de nossa cidade, dentre outras.


CD "Bom Jesus de Corpo e Alma" traz canções tradicionais de nossa terra

Amílcar Gonçalves e Gutemberg Mello, violão, Ana Maria Teixeira, regente do Grupo, piano e Cristóvão Pires, atabaque

                            

Grupo Musical Amantes da Arte: orgulho de Bom Jesus

Padre Antonio Francisco de Mello, o Padre Mello, vigário em Bom Jesus por 48 anos, com grande papel no desenvolvimento de nossa terra na área cultural, ganhou exposição temporária na Sala América Latina. O público pode conferir livros e manuscritos de sua autoria, do acervo do ECLB, além de objetos que pertenceram a ele ou que estiveram ligados à sua vida. 

Padre Mello: exposição sobre sua vida e obra

Livros e manuscritos em exposição, de autoria do Padre Mello, fazem parte do acervo do ECLB

Professora, escritora e poetisa Vera Maria Vianna Borges prestigiando a exposição


          A Feira de Livros desse ano homenageou o escritor Tarcísio Borges e teve a participação de várias entidades literárias, além da Editora O Norte Fluminense.

Editora O Norte Fluminense

Maria Beatriz Silva, poetisa e ativista cultural em Laje do Muriaé, RJ

Coordenadora do 6º Circuito Cultural, Maria Beatriz Silva, de Laje de Muriaé, RJ, marcou presença na abertura do evento. A poetisa e ativista cultural trouxe para a Feira de Livros obras da Biblioteca Comunitária de Laje do Muriaé (RJ), de Cambuci (RJ), de Miracema (RJ) e da Editora Confraria do Vento, do Rio de Janeiro.

Tarcísio Borges: escritor bonjesuense homenageado


Academia Calçadense de Letras

Almir Pinto de Azevedo, Presidente Estadual da UBT e Gino Bastos

Presença do escritor Almir Pinto de Azevedo, de Cambuci, RJ, Presidente Estadual da UBT (União Brasileira de Trovas) RJ.

Evandro Moreira e David Alberto Lóss

Presença de Evandro Moreira, fundador da Academia Cachoeirense de Letras e David Alberto Lóss, presidente da Entidade, que trouxeram livros para a feira e fizeram doação de algumas obras para nossa biblioteca.

Taís Borges do Carmo, Nadir Brandão, Maria Cecília Costa Dias, Michelli Barbosa e Luciano Moreira

O radialista Jailton da Penha entrevista o artista plástico Francisco Rivero.


Artesãs Raimunda Silva e Nelly Carvalho, Presidente da Associação de Artesãos

Rosane Brandão, Maria Auxiliadora Gonçalves Carvalho, de Guaçuí (ES) e Maria Beatriz Silva, de Laje do Muriaé (RJ).

Presença de alguns ex-alunos do Colégio Rio Branco, ao lado de Maria Cecília Costa Dias.

Taís Borges do Carmo, Francisco Rivero e Paula Bastos

         Presença do colecionador Paulo Tardin e João Baptista Assad, do jornal O Norte Fluminense.

Dia 7 

As oficinas gratuitas do Circuito Cultural começaram na sexta-feira (7), na parte da manhã, com o poeta Adriano Moura, de Campos de Goitacazes.
Hora de visitar a exposição do ECLB e participar da Oficina Literária! Professores Kamille Bartholazzi, Paola Silvério Guimarães e Maurício Rezende levaram alguns de seus alunos do 6º e 9º ano do Colégio Adventista para participar da Oficina Literária.

   

    

   

Professora Kamille Bartholazzi e Paola Silvério Guimarães levaram alguns de seus alunos do 6º e 9º ano do Colégio Adventista para participar da Oficina Literária.

 Adriano Moura, poeta campista, ministrou a oficina literária










Adilson Figueiredo e as amigas Maria Laura Chicayban, da Secretaria Estadual de Cultura do RJ e Fátima Marotta Henriques, diretora da Casa de Oliveira Viana, de Niterói, RJ, que vieram conhecer o  ECLB e prestigiar  o lançamento do livro de Adilson.


Presença do magistrado Diego Ziemieck na Sala da Imprensa do ECLB.


As oficinas continuaram à tarde, com a produtora peruana Rocío Salazar e o cineasta brasileiro Phillip Johnston.
      Documentário foi a Oficina oferecida pelo Circuito, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da Preservação da Memória. Dentre os participantes, alunos do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, acompanhados dos Professores Geferson da Silva Mello e Maria Aparecida Anselmé Martins.




Rocío Salazar e Philipp Johnston: Oficina de Documentário

Nossa equipe se dedicou com muito carinho durante os três dias do evento: Maria Cecília Costa Dias, Taís Borges do Carmo e Nadir Brandão

Cecília Costa Dias, Taís Borges do Carmo e Nadir Brandão


Presença dos Professores Luciano Moreira e Juliana Gonçalves Vidigal, do IFF e Renan Torres, graduando de Ciências Sociais da UENF, que participou da oficina de Documentário.
                            
     Caricaturista bonjesuense Gerson Carlota mais uma vez participando do Circuito Cultural.

À tarde do mesmo dia aconteceu a oficina literária para crianças, com Adriano Moura. Centro Educacional Santa Rita de Cássia, alunos do 4º e 5º anos. Professoras: Lisângela Nunes Rabelo, Daniani Valinho Soares Faial e Jane Rangel.


Adriano Moura: Oficina Literária para crianças



         


Para nossa alegria, Regina Lúcia Degli Esposti ex-aluna do Colégio Rio Branco veio nos visitar, aproveitando o fato de que a filha Maria Eduarda Degli Esposti Pimentel iria participar da oficina literária.

À noite, o jovem pianista Anderson Beltrão apresentou um belo recital de piano no ECLB. Ronaldo Miranda, Mozart, Debussy e Franz Lizst foram os compositores escolhidos pelo pianista para a apresentação.

Anderson Beltrão: Recital de Piano



Logo após tivemos o prazer de receber um grupo teatral de Guaçuí, ES, que apresentou duas pequenas peças teatrais baseadas nos livros "Os cavalos de Zebinho", escrito pelo Padre Antonio Francisco de Mello em 1926 e "De repente Vozes", do livro "Lembranças de Escritas", de Norberto Boechat. Os atores encantaram os presentes.

"Os cavalos de Zebinho": peça foi escrita em 1926 por Padre Mello.
Ator João Paulo Rodrigues: Zebinho
Atores de Grupo de Teatro de Guaçuí (ES)

Adilson Figueiredo, Nísia Campos e Gino Bastos com os atores de Guaçuí (ES) Jamille Corrêa da Silva, Indianara Raymara, Daniel Pereira Gomes, Alessandro Dias da Silva Vailant, Jackson Gomes e João Paulo Rodrigues, ao lado das apoiadoras Maria Auxiliadora Gonçalves Carvalho e Jurema Herlaine.

Bianca Gonçalves
 Atores Hyago de Paula e Bianca Gonçalves em "De repente vozes", de Norberto Boechat


Atores do Grupo de Teatro de Guaçuí (ES)
Adilson Figueiredo, Nísia Campos e Gino Bastos com os atores Hyago de Paula e Bianca Gonçalves, ao lado dos apoiadores Jurema Herlaine, Adriana Peixoto Gonçalves e Maria Auxiliadora Gonçalves Carvalho, de Guaçuí, ES.


A seguir, aconteceu o lançamento do livro "Dois Pontos: Pontuando o viver, Pontuando a mim mesmo", de Adilson Figueiredo. O historiador, poeta e artista plástico bonjesuense recebeu amigos e familiares que vieram prestigiaram o lançamento do livro.
    



      Adilson Figueiredo abraça familiares no lançamento do livro no ECLB

               
Livros lançados durante o Circuito pela Editora O Norte Fluminense: "Obras selecionadas de Padre Mello" e "Dois Pontos: Pontuando o viver, Pontuando a mim mesmo"



Cristóvão da Rocha Costa, ex-aluno do Colégio Rio Branco, marcou presença no lançamento dos livros.


Dia 8  


Na manhã do dia 8, o ECLB recebeu crianças para atividades com o grupo Divertics Animações, de Guaçuí, ES. Um público nos deu uma grande alegria: ex-alunos e professores do antigo Colégio Rio Branco trouxeram filhos e netos para uma alegre manhã de sábado. Os palhaços, as pinturas especiais no rosto e as divertidas brincadeiras fizeram sucesso entre as crianças e seus familiares.

                            


Foto: Valéria Bello






   
Foto Vera Vianna Borges


Foto Adney Delatorre

Foto Divertics Animações 


Nesta data em que comemoramos os quatro anos do Espaço Cultural Luciano Bastos, agradecemos a presença de todos que vieram prestigiar o 6º Circuito Cultural no ECLB!