sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Lançamento do livro "Rumorejos do Monte Himalaya" no ECLB





A história da região norte-fluminense tem uma nova obra de grande importância para pesquisas, o livro "Rumorejos do Monte Himalaya", de Amelia Gomes de Azevedo, lançado pela Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora (IFFluminense), nessa quinta (26/09), no ECLB. 


Organizadores da obra "Rumorejos do Monte Himalaya": Pedro Paulo Garcia Catharina e Paula Aparecida Martins Borges Bastos



Os organizadores da obra, Paula Aparecida Martins Borges Bastos e Pedro Paulo Garcia Catharina, fizeram uma apresentação do livro, que foi originalmente publicado em 1894 e agora ganha nova edição, com tradução do texto em francês realizado também por Pedro Paulo, que é professor de línguas neolatinas pela UFRJ.


















Imagem da Folha de Rosto de Rumorejos do Monte Himalaya, edição original de 1894 


Trecho de um dos contos de Amélia, Três dias no Monte Himalaia, apresentado em concurso literário em Paris. Tradução de Pedro Paula Catharina.


O evento, que aconteceu no auditório do ECLB, também contou com a participação de algumas pessoas que vieram de Niterói, especialmente para o evento, como José Ferreira Catharina e sua esposa Talita Garcia Catharina e Marly Ferreira Ferolla. Estas, junto com Maria Cristina Borges, indicaram suas lembranças sobre a região do Monte Himalaya.











Marly Ferreira Ferola, residente em Niterói, prestigiando o lançamento do livro ao lado de Pedro Paulo Catharina.

José Ferreira Catharina (esquerda) e Talita Garcia Catharina, pais do organizador Pedro Paulo Catharina, e Luiz Tavares Borges (direita), presentes no lançamento do livro. 




Luzia e Nereida Silveira (esquerda), filhas de D. Ruth Fragoso de Azevedo Silveira, parentes da autora, presentes ao lançamento.


Professora Helena Almeida Costa




Claudia Bastos e Maria Cristina Borges





Livros publicados pela Série Memórias Fluminenses  - Editora Essentia - Instituto Federal Fluminense




Foto da capa: Fazenda Monte Himalaya. 
Desenho de Lilia Alves dos Santos.




Amelia Gomes de Azevedo

Amelia Gomes de Azevedo nasceu em 16 de abril de 1866, na Fazenda Monte Himalaya, em Campos dos Goytacazes, cujo território passou a pertencer ao novo município de Itaperuna, em 1890. Filha do açoriano Jacinto Antonio de Azevedo Mattos e de Jesuína Gomes de Souza Azevedo, a jovem Amelia fez seus estudos como pensionista no Colégio Brasileiro, no Rio de Janeiro, aprendendo a ler e escrever em francês. Nessa língua, participou de concursos literários em revistas francesas e belgas, tendo recebido diversos prêmios de destaque. No Brasil, publicou contos e folhetins em jornais da região e da cidade do Rio de Janeiro. Publicou os livros: Rumorejos do Monte Himalaya (1894) e Mercedes (1896). Faleceu aos 63 anos, em 1929, na Fazenda São João, no município de Itaperuna, onde foi morar após o casamento  com João Lucas da Costa, com quem teve uma única filha, Adelia de Azevedo Costa.




Amelia Gomes de Azevedo 
Desenho de Lilia Alves dos Santos, inspirado em fotografia gentilmente disponibilizada por Heloisa Piña Rodrigues, neta de Amelia.

Os organizadores Pedro Paulo Catharina e Paula Aparecida Martins Borges Bastos foram os responsáveis pelo prefácio da nova edição, onde discorrem sobre a contribuição cultural de Amelia:

"A contribuição deste volume 5 da Série Memórias Fluminenses está relacionada à recuperação da memória literária de mulheres escritoras no século XIX. (...) 
Com a publicação desta edição de Rumorejos do Monte Himalaya, de autoria de Amelia Gomes de Azevedo, pretende-se recuperar uma voz feminina no norte fluminense de fins do século XIX. Amelia não teve o destino de grande parte das mulheres de sua região, as quais em geral não tinham sequer os primeiros letramentos: foi educada na Corte, participou de concursos literários no Brasil e em outros países, publicou artigos e folhetins em jornais, lançou livros."



Informações sobre a obra:

Editora Essentia: http://essentiaeditora.iff.edu.br/ 

E-mail: essentia@iff.edu.br







quarta-feira, 18 de setembro de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO "RUMOREJOS DO MONTE HIMALAYA" NO ECLB





O Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) convida para o lançamento da obra Rumorejos do Monte Himalaya, que ocorrerá no dia 26/09, quinta-feira, às 19h. A edição original é de 1894, de autoria de Amelia Gomes de Azevedo. 

O livro é o quinto volume da Série Memórias Fluminenses, publicação da Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense, tendo sido organizado pelos bonjesuenses Paula Aparecida Martins Borges Bastos (IFF) e Pedro Paulo Garcia Catharina (UFRJ). É também Pedro Paulo, que é professor doutor na UFRJ de línguas neolatinas, quem assina a tradução dos textos originalmente em francês.

Amelia Gomes de Azevedo nasceu em 1866, na Fazenda Monte Himalaya, na região atualmente entre os limites de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana. Numa época de difícil acesso à educação na região, em especial a educação feminina, Amelia se destacou nas letras: após ter feito seus estudos no Rio de Janeiro, passou a publicar em jornais da região e também da capital. Rumorejos do Monte Himalaya, hoje considerado um livro raro, com essa nova edição da Série Memórias Fluminenses, passa a estar, felizmente, acessível ao público leitor.

Contamos com sua presença.





Lançamento do livro Rumorejos do Monte Himalaya
Data: 26/09/2019
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
Praça Amaral Peixoto 13 - Centro.
Bom Jesus do Itabapoana - RJ



terça-feira, 3 de setembro de 2019

VISITA ESCOLAR

Recebemos hoje a visita de alunos da Escola Adventista de Bom Jesus do Itabapoana, acompanhados das professoras Fabíola Castro e Wanusa Serafim.

É sempre um prazer ver o ECLB fazendo parte do roteiro educativo das escolas, pois a preservação do patrimônio cultural regional para as novas gerações faz parte de nossa missão.

Voltem sempre!!!