quarta-feira, 5 de novembro de 2014

HINO DO COLÉGIO RIO BRANCO




O Hino do Colégio Rio Branco foi composto em 1945, tendo letra e música de autoria do nosso querido Padre Mello. Sempre cantado nos eventos festivos da escola, o hino ainda está gravado na memória dos ex-alunos e constitui um dos símbolos tradicionais do Rio Branco. 

O jornal estudantil “A Voz do Estudante”, órgão literário dos alunos do Ginásio Rio Branco, em sua edição nº 15, em Abril de 1945, publicava:

Pela mocidade estudantil riobranquense, será brevemente cantado o “Hino Rio Branco”, que passará, de geração em geração, a fazer parte das tradições da nossa casa de ensino. Letra e música da autoria do Revmo. Padre Melo, que tão bem soube atestar o valor do nosso patrono, Rio Branco, e interpretar os desejos da diretoria do estabelecimento.”

Jornal A Voz do Estudante, Abril de 1945




O mesmo jornal, em sua edição nº 17, Junho de 1945, publicava:

              "Reunião do Grêmio Humberto de Campos

No salão nobre do Ginásio Rio Branco realizou-se, no dia 25 de maio, a sessão literária que mensalmente se faz, com a presença dos corpos docente e discente e mais pessoas da nossa sociedade.

Esta reunião será sempre lembrada e marcou para a nossa casa de ensino mais uma de suas vitórias. Pela primeira vez foi cantada pelos riobranquenses o hino oficial do Ginásio. Como já fizemos referência em nossa folha, tanto a letra como a música são de autoria do nosso mui estimado Vigário, o Reverendíssimo Pe. Mello, e tivemos o grato prazer de vê-lo entre os convidados. Foi o Rev. muito cumprimentado e recebeu uma estrondosa salva."


Confira abaixo o Hino do Colégio Rio Branco no CD "Bom Jesus de Corpo e Alma", da Coleção de Músicas Bonjesuenses, gravado pelo Grupo Musical Amantes da Arte, numa produção
(1) da Editora O Norte Fluminense. 




Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário