terça-feira, 30 de maio de 2023

Pianista Olívia Tebaldi realiza recital no Espaço Cultural Luciano Bastos

                          .

Revelação do piano clássico capixaba, Olívia Tebaldi se apresenta no Espaço Cultural Luciano Bastos no dia 17 de junho, sábado, às 19h.

Olívia iniciou seus estudos de piano aos 4 anos, e, aos 6, sua participação em concursos. Hoje, com 11 anos, já acumula mais de trinta premiações. Fez seu primeiro recital solo ao 9 anos, no Festival Pianístico de Joinville e, desde então, vem se apresentando pelo país. Destaque à Série Jovens Pianistas, em Cabo Frio, homenagem ao Instituto Jacques Klein no Teatro José de Alencar, em Fortaleza e Concerto de Haydn, em Vitória, como a solista mais jovem a tocar com a Orquestra do Espírito Santo. É aluna da professora Janne Gonçalves, na Escola de Música Gabriel Camargo, em Vitória, ES, onde reside com os pais, Glauber Tebaldi e Laura Silveira.

A jovem pianista tem vínculo afetivo com Bom Jesus do Itabapoana, RJ, cidade natal de sua mãe e familiares. Muitos deles estudaram no antigo Colégio Rio Branco (1920-2010), onde a bisavó materna Maria Elisa Rezende Ribeiro foi aluna e professora, e a avó materna, Regina Ribeiro Silveira, foi aluna. 

O Espaço Cultural Luciano Bastos, que guarda a memória do Colégio Rio Branco, recebe com alegria a vinda de Olívia para uma apresentação musical.

A bisavó, Maria Elisa Rezende Ribeiro (Mariinha), foi aluna e Professora do Colégio Rio Branco. Na foto, detalhe do Painel de Formandos de 1941 do CRB.
A avó, Regina Rezende Ribeiro, que era professora de piano, foi aluna do Colégio Rio Branco. Na foto, Regina, ao piano, na Formatura do Colégio Rio Branco.

Em 2021, Olívia esteve no ECLB, a convite de pianista Martha Salim, para conhecer e experimentar o piano.
2021: No auditório do ECLB com a família e Martha Salim. Foto Jornal O Norte Fluminense.

2021: Olívia ao lado do painel de formandos de 1941, com fotografia da bisavó Maria Eliza Rezende Ribeiro, Foto Jornal O Norte Fluminense.


O Recital será realizado em benefício ao Abrigo dos Idosos José Lima e, como entrada, será pedido 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).



Recital com a pianista Olívia Tebaldi
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
           Praça Amaral Peixoto 13, centro, Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
Dia: 17 de junho, sábado, às 19h
Gratuito, com contribuição beneficente de 1kg de alimentos


Confira apresentação de Olívia Tebaldi em seu canal do YouTube:

terça-feira, 23 de maio de 2023

Espaço Cultural Luciano Bastos participa da III Jornada de Museologia Social no Parque Arqueológico e Ambiental São João Marcos

Claudia Bastos (Espaço Cultural Luciano Bastos) e Marcelo Hungria (Museu Casa de Cultura de Aperibé) em roda de conversa com o público presente.
Realizou-se, no dia 21 de maio, no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, a III Jornada de Museologia Social, uma parceria do Parque com a Superintendência de Museus e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ (Secec).

A convite de Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus, o Espaço Cultural Luciano Bastos esteve presente, representado por Claudia Bastos, que apresentou a história e as experiências do ECLB ao longo de quase doze anos de atividades, guardião de muitas "Memórias Afetivas", tema da Jornada. Foram momentos de partilha e aprendizagem entre os participantes. O evento contou também com a participação do Museu Casa de Cultura de Aperibé, representado por seu diretor, Marcelo Hungria.

Estiveram também presentes ao evento o Museu Vivo de Areia Branca, Belford Roxo; Museu da Capoeira, Duque de Caxias, estudantes de História do Centro Universitário Geraldo Di Biase, de Volta Redonda; alunos do Instituto de Educação Carlos Pasquale, de Nilópolis; Associação de Professores e Pesquisadores de História (Clio), além de estudantes de profissionais de instituições museológicas do Rio.

O ECLB agradece a Lucienne Figueiredo pelo apoio e convite para participação na Jornada, bem como o acolhimento da equipe do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Roda de conversa entre público e Museus convidados.
Luciene Figueiredo, Superintendente de Museus, e Zeca Rocha, gestor do Parque.
Heidi, Claudia Bastos, Paula Bastos, Zeca Barros, gestor do Parque, Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus, Andreia Câmara e Marcelo Hungria, do Museu Casa de Cultura de Aperibé.
Ruínas de São João Marcos
Centro de Memória do Parque
Ruínas de São João Marcos
III Jornada de Museologia Social: Espaço Cultural Luciano Bastos, um local repleto de histórias e memórias. 
Espaço Cultural Luciano Bastos: local de encontros e histórias.




quarta-feira, 17 de maio de 2023

Espaço Cultural Luciano Bastos estará presente na III Jornada São Marcos de Museologia Social

                       

O Espaço Cultural Luciano Bastos estará participando, no dia 20 de maio, da III Jornada São Marcos de Museologia Social, que tem como tema "Memórias Afetivas". O evento, em parceria com a Superintendência Estadual de Museus do RJ e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (RJ) acontece em Rio Claro, RJ, no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, com programação das 10h às 16h.

Nossa Diretora, Claudia Bastos, 
estará apresentando o processo de criação e o trabalho de preservação e memória do ECLB. O Museu de Aperibé também estará presente ao evento, representado pelo Diretor Marcelo Hungria.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Peça teatral "Os Cavalos de Zebinho" celebra os 160 anos de Padre Mello

                                

Peça teatral “Os Cavalos de Zebinho”, uma comédia em versos, criada há 97 anos por Padre Mello, foi apresentada com sucesso na quarta-feira, dia 26 de abril, às 15h30min, no Auditório do I.E. Eber Teixeira de Figueiredo, dentro das comemorações dos 160 anos de nascimento do padre açoriano em Bom Jesus do Itabapoana.

A peça, uma divertida história de Zebinho e seus cavalos, foi apresentada pelas alunas, Maria Eduarda, Larissa, Ana Alice, Jamylle e Luiza, do Curso Normal, turma 1001, da Profª Meiry Ross, na disciplina Ateliê Pedagógico. A direção ficou a cargo do animador cultural Pedro Salim Jr. e Netinha.

O Espaço Cultural Luciano Bastos, que em 2015 havia apresentado a peça no ECLB, fez agora uma parceria com a Profª Meiry Ross e a Coordenadora Cidinha, cedendo texto e trajes para a apresentação no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo.

As atrizes fizeram o público presente se divertir, com momentos de alegria e cultura.

TV Alcance registrou a peça teatral
Profª Meiry Ross, Pedro Salim Jr, Netinha, atrizes e alunos do 1º ano do Curso Normal.

Os Cavallos do Zebinho
Comédia em Versos, dois atos.
1926
Autor: Padre Mello
Em benefício da aquisição do novo carro para o Zebinho (Eusebio Garcia Terra)

Nota do Autor:
A quem, fora desta sociedade de Bom Jesus, ler este opúsculo e fizer reparo na natureza do assunto revestido dos atavios da arte ou levar a curiosidade ao desejo de uma explicação, creio suficiente dizer que o fim do autor foi auxiliar por este modo a Euzebio Garcia Terra na aquisição de um novo carro, que continuará, talvez, a ser, como tem sido, o único a tração animal no meio do já considerável número de automóveis que se cruzam vertiginosamente em nossas ruas. É este trabalhinho uma brincadeira em família e como tal seja considerado ao longe.


Homenagem a Elcio Xavier no ECLB

                       

Nesta quarta-feira, dia 03 de maio, dia em que Elcio Xavier completaria 103 anos, o poeta bonjesuense será homenageado no Auditório do Espaço Cultural Luciano Bastos, a partir das 9h.



Estudantes da E. E. Horácio Plínio visitam o ECLB

                       
Estudantes do Ensino Médio da E.E. Horácio Plínio, de Bom Jesus do Norte, ES, vieram até o Espaço Cultural Luciano Bastos na última sexta, dia 28, visitar o museu.

Sob a coordenação das Professoras Kamilla Silva Borges Scarpini e Carmem de Fátima Reis, os jovens puderam conhecer as exposições permanentes do Colégio Rio Branco, a Sala da Imprensa de Bom Jesus, bem como a exposição temporária “Padre Mello 160 anos: Dos Açores ao Brasil”.




Grupo Folclórico Padre Tomás Borba, da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, visita o Espaço Cultural Luciano Bastos

                  

O Grupo Folclórico Padre Tomás Borba, da Casa dos Açores do Rio de Janeiro esteve participando das comemorações dos 160 anos de Padre Mello que ocorreram durante o mês de abril em Bom Jesus do Itabapoana, e, irmanado ao grupo da Casa dos Açores do Espírito Santo, visitou o Espaço Cultural Luciano Bastos, no sábado passado, dia 29. 

Ali puderam conhecer a história do Colégio Rio Branco, do prédio histórico, bem como as exposições permanentes e a exposição temporária "Padre Mello 160 anos: Dos Açores ao Brasil", em homenagem ao padre açoriano Antonio Francisco de Mello.


Espaço Cultural Luciano Bastos, lugar de encontros e histórias.