É inegável a relação afetiva que toda a comunidade bonjesuense possui com a árvore Pau-Ferro existente na Praça Governador Portela em Bom Jesus do Itabapoana. Afinal, quem não faz em sua memória uma correlação direta e natural entre a Praça e o Pau-Ferro? Quantas e quantas pessoas cresceram e envelheceram vendo seu tronco encorpar e se agigantar? Quantas e quantas histórias da cidade não passaram sob as sombras de seus galhos?
Essa relação é que faz com que nosso Pau-Ferro possa ser considerado um patrimônio cultural da cidade: patrimônio natural no âmbito da preservação do patrimônio cultural.
Padre Mello, com seu aguçado interesse, extrema sensibilidade pelas coisas de nossa terra e visão futurista, conta mais detalhes sobre esse pau-ferro tão especial na edição do jornal A Voz do Povo, de 23/02/47:
Pau-Ferro
Com este título encontra o leitor em outro local desta folha uma poesia referida à bela árvore que ornamenta o nosso jardim. Apraz-me acrescentar aqui algumas notas acerca desse monumento vegetal que entre vários que figuram entre praças e jardins me parece merecer o primeiro lugar.
Recomendo ao leitor que guarde estas notas para um dia, passados anos, compará-las com as que lhe oferecer o mesmo Pau-Ferro nessa atualidade.
Idade: presume-se de quinze anos; altura total 13m; diâmetro médio da copa 17,50m; altura do tronco até os dois grossos galhos 2,5m; altura do ponto em que os 6 galhos procedentes daqueles se subdividem em muitos outros que dão origem ao maciço da folhagem 6m; forma da abóbada: profundamente côncava; altura dos bordos em média 3,3m; circunferência do tronco acima das catenas 1,6m; dita a 2 metros: 1,45m; área da projeção da copa em plano horizontal 240 m quadrados.
Nesta área podem colocar-se sem aperto mil pessoas.
No segmento do setor que fica fora da linha do jardim podem acomodar-se 10 automóveis.
Bom Jesus, 17 de fevereiro de 1947.
Padre Mello
Em primeiro de março de 1947, Padre Mello volta a comentar no jornal A Voz do Povo sobre o Pau-Ferro, corrigindo sua idade:
Ainda o Pau-Ferro do nosso jardim
Na referência que fiz a essa bela árvore no último número deste semanário dei-lhe a idade de 15 anos. Agora, mais bem informado, e por pessoa competente o antigo jardineiro Vade, o nosso Pau-Ferro vai fazer neste mês de Março 25 anos que veio de Niterói com um metro de altura. Acredito que com essa correção não lhe vai ofensa nem tristeza porque ele não é rapaz vaidoso nem a nova idade o coloca fora da mocidade com que se ufana e enfeita.
[...]
Padre Mello
O PAU-FERRO
de Bom Jesus
Mais que o de Campos de universa fama
és tu, Pau-Ferro de Bom Jesus
copado e largo em viridente ramo
que nos dá sombra, sem tirar a luz.
Sob esta copa de mediana altura
vem respirar de salutar frescor
quem os raios do sol na lida atura
a quem no próprio lar sofre calor.
Em tão propício ponto colocado
automóveis abrigam ramos teus
que em curvado setor mais avançado
são como agentes do amor de Deus.
E assim baixinhos para o chão pendentes
dir-se-á que escutam as conversações,
umas rudes e frias, outras quentes
conforme os cérebros e os corações.
Quando o outono parece dar-te a morte
despem teus ramos o habitual verdor,
mas quando o sol voltando lá do norte
traz em seus raios o estival calor,
eles vestem de novo a coma verde,
mais ampla sombra vem cobrir o chão;
e se acaso no inverno algo se perde
bem compensado volta no verão.
Porque se ficas nu, de aspecto triste,
o princípio vital na seiva tens.
És o mesmo Pau-Ferro que resiste
e mais crescido e mais viçoso vens.
Deus te conserve! e sejas no futuro
o rei dos vegetais neste jardi.
Tens fortes fibras, no tecido duro,
resiste aos ventos! viverás sem fim!
Fevereiro de 1947
Padre Mello
Fica aqui o convite a todos para seguir o conselho de Padre Mello e fazer nova medição e descrição desse companheiro bonjesuente na atualidade!
Neste dia de 30 de junho de 2013, é fácil perceber como se mantém a imponência de nosso Pau-Ferro e sua presença compartilhada em nossas vidas e tradições:
Fotos: Paula Borges Bastos |
Para saber um pouco mais sobre o Pau-Ferro: http://www.umpedeque.com.br/site_umpedeque/arvore.php?id=613