terça-feira, 27 de junho de 2023

101 anos de poema de Padre Mello dedicado a Gago Coutinho e Sacadura Cabral

“Victória do Gênio”. 1922. Acervo ECLB.
                                        
Há 101 anos, Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram história, atravessando o Oceano Atlântico num hidroavião. Em 1922, os oficiais da Marinha Portuguesa realizaram uma viagem que teve início em Lisboa e terminou em 17 de junho, no Rio de Janeiro. Uma viagem atribulada, cheia de coragem, utilizando um novo método de navegação aérea desenvolvido pelos dois aviadores.

“Victória do Gênio” foi um poemeto de Padre Mello publicado em 1922, em Bom Jesus do Itabapoana, dedicado “aos denodados aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral", e um dos originais do autor selecionados para a exposição no ECLB.

Atendendo a pedidos vamos prorrogar a nossa exposição "Padre Mello 160 anos" até julho! Venham nos visitar!! Ela está aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

“Ei-los abrindo novamente as asas
os ares do Equador atravessando,
enquanto o sol, afogueado em brasas,
pelo cerúleo espaço vem andando.
Nuvenzinha nenhuma a luz lhe apaga
pois quer ver claro quem ali pervaga.

Ouvindo do aparelho o ruído enorme
pasma e se espanta a onda movediça,
e o gigante de pedra que além dorme
negras orelhas no horizonte eriça;
e o bruto corpo erguendo a pouco e pouco
já prepara o discurso horrendo e rouco:

‘‘Raça teimosa, destemida raça,
queres fazer aqui o teu jazigo?
Passa de largo pois aqui não passa
nenhum aventureiro sem castigo.
Não és, como supus, ave gigante
és o gênio, já sei, do navegante.”

Trecho de “Victória do Gênio”. 1922. Acervo ECLB.





sexta-feira, 23 de junho de 2023

Dr. Columbino Teixeira de Siqueira, médico e Inspetor Federal de Ensino junto ao Ginásio Rio Branco

Dr. Columbino H. Teixeira de Siqueira, Inspetor Federal. Álbum de Formandos do Ginásio Rio Branco. 1954. Acervo ECLB. 

Dr. Columbino Teixeira de Siqueira marcou a geração de médicos do seu tempo. Antes dele, segundo o historiador Antonio de Souza Dutra, "a figura desse profissional era uma espécie de tabu, do qual o nosso roceiro tinha medo”. Filho de Antonio Teixeira de Siqueira Gaudereto e Felicíssima Teixeira de Siqueira, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1913 e depois de formado, fixou-se em 1918 em Bom Jesus do Itabapoana, onde faleceu no dia 22 de abril de 1961. Foi casado com Juracy de Souza Firmo, com quem teve duas filhas, Dulce e Solange. Além de médico, exercia o dr. Columbino H. Teixeira de Siqueira o cargo de Inspetor Federal do Ensino, junto às escolas do município, dentre elas o Ginásio Rio Branco.

Livros utilizados pelo Dr. Columbino no exercício da sua profissão em Bom Jesus e região, alguns do início do século XX, foram doados ao Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) pelo pianista Thadeu Almeida. Os livros, agora, compõem o acervo do ECLB.

Pianista Thadeu Almeida: doação de livros do Dr. Columbino ao ELCB

Livros doados pertenceram ao Dr. Columbino Teixeira de Siqueira, médico e Inspetor Federal de Ensino.



quinta-feira, 22 de junho de 2023

Prof. José Francisco Melo Laurindo leva estudantes do C.E. Euclides F. Tardin ao ECLB

Maria Cecília Costa Dias, do ECLB (esq,), Prof. José Francisco Melo Laurindo (camisa azul, agachado) e estudantes da E.E. Euclides F. Tardin na Sala de exposição permanente do Colégio Rio Branco.

Na sexta-feira (16), cerca de trinta estudantes do ensino médio, da Escola Estadual Euclides F. Tardin participaram de uma visita ao Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), acompanhados pelo Prof, José Francisco Melo Laurindo.

Aqui, puderam conhecer as dependências do prédio, com as exposições permanentes do Colégio Rio Branco e da Sala da Imprensa, bem como a exposição temporária "Padre Mello 160 anos: dos Açores ao Brasil".

Ex-aluno do Colégio Rio Branco, hoje Professor de História, José Francisco Melo Laurindo tem se destacado no empenho do ensino da história local e vem proporcionado aos jovens visitação ao ECLB, entendendo o local como espaço de manutenção da cultura e preservação da memória e história da região.


Prof. José Francisco(direita) e estudantes: visitação ao ECLB em 2022.




quarta-feira, 21 de junho de 2023

Recital de Olívia Tebaldi encanta o público no Espaço Cultural Luciano Bastos

Olívia Tebaldi ao piano

O Recital de Piano da pianista Olívia Tebaldi, realizado no Espaço Cultural Luciano Bastos, na noite de sábado, 17 de junho, encantou o público que lotou o Auditório D. Carmita.

Olívia nasceu em uma família musical, pois sua avó, Regina Ribeiro Silveira, era professora de piano. Começou a aprender o instrumento aos quatro anos de idade, em 2016, com a Profª Janne Gonçalves, de Vitória, ES, que veio especialmente para prestigiar o Recital da aluna. Contando sempre com o apoio dos pais, Glauber Tebaldi e Laura Silveira, desde muito jovem tem participado de concursos nacionais e internacionais, alcançando premiações em muitos deles.

Ao se dirigir à plateia, a pianista manifestou sua homenagem à bisavó Maria Elisa Rezende Ribeiro. “Eu gostaria de dedicar esse recital à minha bisavó Maria Elisa, que tinha história ligada ao Colégio Rio Branco. A "vovoinha" adorava me ouvir tocar, e sempre que eu começava a estudar, ela vinha do quarto pra sala pra me ouvir e sempre fazia um elogio. Então, nessa noite vou tocar como se ela estivesse aqui me ouvindo estudar”, disse Olívia.

Este foi o primeiro recital de Olívia em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, cidade natal de sua mãe e familiares (veja aqui), idealizado pela pianista Martha Salim, e realizado em benefício ao Abrigo de Idosos José Lima.

Os amigos pianistas, Estêvão Gomes e Sara Canal, de Vitória, ES, também alunos da Professora Janne, se apresentaram com Olívia, tocando juntos, a seis mãos, Adventure Night, de J. P. Jaramillo.

A pianista, de 12 anos de idade, com uma interpretação emocionante, trouxe um repertório variado de compositores como Mozart (Fantasia em Ré menor), Villa-Lobos (Zangou-se o Cravo com a Rosa, Todo o Mundo Passa, Carneirinho, Carneirão, Valsa Mística, Bachiana n.4-Prelúdio), Prokofiev (Estudos op53 n.3, Prelúdio op12n.7), Grieg (From Early Years op65 n.1, Noturno op54 n.4), Khachaturian (Tocata), Chopin (Noturno em Dó sust. Menor, Valsa op64), Schubert (Improviso op 90), sendo muito aplaudida ao final de cada execução.

Os amigos pianistas, Estêvão Gomes e Sara Canal, de Vitória, ES, também alunos da Professora Janne, se apresentaram com Olívia, tocando juntos, a seis mãos, Adventure Night, de J. P. Jaramillo.

Olívia conta que “foi uma emoção tocar em homenagem à minha bisavó para uma plateia repleta de amigos, familiares e amantes da música, que me receberam com muito entusiasmo e carinho, e lotaram o auditório. Uma oportunidade incrível e um evento que guardarei na memória. Espero encontrar todos novamente em um outro momento", afirmou Olívia.

Uma noite especial para o ECLB e para o público presente, que teve a oportunidade de prestigiar e se emocionar com o talento da jovem pianista.


A jovem pianista tocou obras de vários compositores, dentre eles Villa Lobos, Mozart, Schubert e Chopin.

Olívia Tebaldi, entre Estêvão Gomes e Sara Canal: apresentação a seis mãos.



Dra. Nísia Campos, diretora do jornal A Voz do Povo, levou a Olívia mensagem de felicitações do Brigadeiro Sergio Xavier Ferolla pelo Recital no ECLB.
                             
Isac Nascimento, da TV Alcance entrevista Olívia. Em breve, o vídeo com o Recital estará disponível para apreciação do público.
Profª Janne Gonçalves confraternizando com Olívia após o Recital.
Família Tebaldi, do lado paterno de Olívia, veio prestigiar a pianista.
Olívia e o pai, Glauber Tebaldi, ao lado de Renato Poubel e esposa.
Pianista Thadeu Almeida com a filha Ana e a esposa Juliana Pimentel.
Estêvão, Sara e Olívia no Espaço Cultural Luciano Bastos.
As pianistas comemoraram nas redes sociais.



sexta-feira, 16 de junho de 2023

Memória Colégio Rio Branco: Festa Junina 1998

Profª Seris Landa Ferreira de Almeida e Profª Suely Pains Tavares


As Festas Juninas do Colégio Rio Branco eram sempre muito aguardadas e aconteciam na quadra de esportes, toda enfeitada para as comemorações. Alunos e professores se mobilizavam com animação para o “Arraiá”. Quadrilha, barraquinhas de pescaria, boca de palhaço, pipoca, cachorro-quente, bingo, tudo recheado com muita alegria.