segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Conselho de Política Cultural de Bom Jesus se reúne no ECLB

                              

O Espaço Cultural Luciano Bastos recebeu, no dia 14/12, membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, para a última reunião ordinária de 2022, na Biblioteca do ECLB.

A Gestão 2022-2024 do Conselho é composta por representantes do poder executivo municipal e da sociedade civil bonjesuense: José Geraldo Morais e William Miranda, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo; Marta Giesta (vice-presidente) e Marli Mulinari, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e Lazer; Maria Lucia Padilha (secretária) e Wallace Melo, representantes com conhecimento histórico e cultural, em âmbito municipal; Nísia Campos e Rubens Soares, representantes com conhecimento literário, em âmbito municipal; Thadeu Almeida (Presidente) e Ângelo Felipe, representantes com conhecimento musical, em âmbito municipal; Pedro Salim e Josielly Soilho, representantes da cultura popular, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, artesanato e colecionadores; Jefferson Alves (tesoureiro) e Luís Otávio Glória, representantes do patrimônio arquitetônico, cultural, imaterial, social e turístico.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Escola de Música JEMAJ fará Recital de Natal no Espaço Cultural Luciano Bastos

                                                   

Convidamos para o Recital de Natal em comemoração aos 25 anos de fundação da Escola de Música JEMAJ, dirigida pela Profª Anizia Pimentel dos Santos. 


A apresentação será no dia 20 de dezembro (terça-feira), no Auditório do Espaço Cultural Luciano Bastos, às 19h.

 

Contamos com sua presença!

 

Recital de Natal JEMAJ 25 anos

Local: Espaço Cultural Luciano Bastos

Praça Amaral Peixoto 13, Centro, Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Data: 20/12/22 (Terça-feira)

Horário: 19h



terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Visitando a exposição "A Escola do meu Tempo" no ECLB

                             

Albertina Ferreira Portugal e Maria de Lourdes Borges na sala de exposição temporária do ECLB.

A exposição “A Escola do meu Tempo”, exposição temporária do ECLB, recebeu a visita de Maria de Lourdes Borges, professora do Colégio Rio Branco na década de 1980. Acompanhada da ex-primeira dama bonjesuense Albertina Ferreira Portugal, as duas percorreram as exposições permanentes e tiveram a oportunidade de visitar a mostra.

“Visitas a museus, comprovadamente, reduzem a produção de stress e fortalecem as defesas do corpo”, afirmou Maria de Lourdes Borges, que hoje está à frente de uma Oficina de Memória. A visita ao Espaço Cultural/Museu com o tema “A Escola do meu Tempo” é mais uma alternativa para nossa Oficina de Memória, onde podemos estimular várias habilidades. Recepção e visita guiada pela Diretora Claudia Bastos foi fundamental para essa estimulação”, afirmou Lourdinha.

A exposição “A Escola do meu Tempo” permanecerá aberta no ECLB até o dia 30 de dezembro.

O Projeto Além da Memória” propõe o envelhecimento saudável através de oficinas que têm como objetivo estimular seu cérebro com atividades, jogos e trabalhos manuais, deixando você mais ativo e postergando vários tipos de demências. Nossas oficinas acontecem uma vez na semana no nosso espaço junto à Clínica Reabilitar de fisioterapia, no Centro Clínico Dr. Winston. Estamos no instagram @alem.da.memoria. (Lourdinha Borges)

“Visitas a museus, comprovadamente, reduzem a produção de stress e fortalecem as defesas do corpo”. (Além da Memória no ECLB).


terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Sandra Mello, aluna e professora do Colégio Rio Branco, visita o ECLB com a mãe, D. Edna Mello

Edna Mello, Claudia Bastos e Sandra Mello.

"Hoje foi um dia muito especial!
Eu e minha amada mãe fomos visitar a Exposição “A ESCOLA DO MEU TEMPO” no Espaço Cultural Luciano Bastos, o meu (nosso) amado Colégio Rio Branco.
Fomos recepcionadas por Claudia Bastos e Cecília, quanto carinho foram dispensados a nós! Mamãe em cada detalhe se encantava e quantas lembranças passaram a minha mente, como aluna e como professora. Ao passar nos corredores do colégio e ao entrar nas salas as lembranças pareciam tão reais!

Conversei muito com a Claudia sobre alguns grandiosos momentos que passei com colegas e principalmente com Dr. Luciano (que ser humano singular). Uma das histórias vou registrar aqui... No dia da minha formatura (Curso Formação de Professores, ano de conclusão 1992) ao subir para receber os cumprimentos das “celebridades” que compunham a mesa entre elas vou destacar o Sr Ésio Bastos e a maravilhosa Drª Nísia Campos, o nosso saudoso Dr. Luciano Bastos entregava aos formandos a declaração do registro da conclusão do curso e nesse momento da entrega ele me disse: '- Ano que vem a senhorita irá trabalhar conosco!' Minhas pernas tremiam, fiquei muito emocionada... Só eu sei como desci as escadinhas para voltar ao meu lugar. Detalhe ... O meu saudoso pai Jésus já sabia de tudo, pois, Dr. Luciano já havia conversado com ele. Eram outros tempos! Tudo era falado com os pais. Eu gosto de chamar de “TEMPO DA ELEGÂNCIA”!

Claudia, muito obrigada por nos proporcionar uma manhã tão alegre e cultural! Eu e mamãe ficamos encantadas! Você e sua família são especiais... Seguem algumas fotos desse dia singular.
"

Edna Mello, Maria Cecília Costa Dias, Sandra Mello.

Edna Mello 


Sandra ao lado da mãe, Edna Mello, antiga funcionária dos Correios de Bom Jesus.

Sandra Mello Araújo iniciou os estudos no Colégio Zelia Gisner. Ingressou no Colégio Rio Branco em 1990, no Curso de Formação de Professores, concluído em 1992.


Sandra, normalista em 1992.

Sandra e colegas durante a Semana da Normalista. 1992.

Em 1993 passa a integrar a equipe de professoras do Rio Branco, logo depois faz o Curso de Secretariado de Escola do CRB, sob orientação da Dra. Nísia Campos.

Durante a visita, as lembranças, todas marcantes, vão se sucedendo: os queridos alunos e colegas, as salas enfeitadas para motivar as crianças, o material didático do Positivo, as Festas Juninas, as apresentações no palanque, lendo o roteiro dos desfiles na Festa de Agosto, os Jogos Estudantis realizados no Olímpico, e, acima de tudo, a união entre os colegas de trabalho, uma equipe sempre unida.




Em 2014, Sandra veio com o pai, o saudoso craque Jésus Araújo, 
visitar a exposição Memórias do Nosso Futebol, no Espaço Cultural Luciano Bastos. 


Espaço Cultural Luciano Bastos, lugar de encontros e histórias.





quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ECLB recebe mais uma turma do Curso Técnico em Química do IFF Bom Jesus

Alunos e professora do IFF Bom Jesus no pátio do ECLB.

Mais uma turma do IFF Bom Jesus esteve ontem (30) no Espaço Cultural Luciano Bastos para uma visita, a do 2º ano do Técnico em Química, acompanhados da Professora de língua inglesa Ana Guimarães Muniz.

Recebido pela equipe do ECLB, o grupo, após receber informações sobre o prédio histórico, seguiu para os espaços expositivos permanentes e para onde está a exposição “A Escola do meu Tempo", que trata a evolução do Colégio Rio Branco ao longo de 90 anos (1920-2010). Visitaram ainda a Sala da Imprensa de Bom Jesus, que guarda a memória da imprensa local.

Na Biblioteca, os alunos puderam utilizar a máquina de escrever e conhecer como funciona o Mimeógrafo e o estêncil, e sentiram o cheirinho da folha mimeografada. O grupo pode ainda exercer a criatividade manuseando carimbos didáticos e canetas tinteiro, antigo instrumento de escrita com ponta de metal.
Alunas gostaram de encontrar um antigo carimbo de “Química”



terça-feira, 29 de novembro de 2022

Turma do Curso Técnico em Química do IFF Bom Jesus visita o ECLB

Maria Cecília Costa Dias e Claudia Bastos (ECLB), Professora Ana Guimarães Muniz (centro) e a turma do 1º ano do Curso Técnico em Química do IFF campus Bom Jesus.

No dia 25 de novembro, a turma do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química do IFF campus Bom Jesus, realizou uma visita ao Espaço Cultural Luciano Bastos, acompanhada pela professora de Língua Inglesa Ana Guimarães Muniz, 

A equipe do ECLB apresentou ao grupo as exposições permanentes e a temporária “A Escola do meu Tempo”, que apresenta fotos, manuscritos, materiais didáticos, objetos e documentos do Colégio Rio Branco (1920-2010), mostrando a evolução da escola ao longo dos anos.

“A ideia de trazê-los foi fazer da visita uma ferramenta de ensino, para que os alunos façam uma reflexão dos conteúdos sobre a educação abordados na exposição e sobre o avanço das novas tecnologias”, disse a professora Ana.

No conjunto exposto os estudantes puderam ver itens do acervo como cadernos de alunos de outros tempos, diários de classe, cadernetas escolares, e algumas tecnologias do século XX usadas como recursos audiovisuais: retroprojetor, projetores de slides, projetor de vídeos.

Os alunos se encantaram com o acervo, interagindo com objetos e máquinas que não conheciam, como telefones antigos, máquinas da imprensa, mimeógrafo e máquinas de escrever. Eles também puderam conhecer um pouco da importante coleção de livros didáticos da língua inglesa, bem como provas de alunos de várias décadas, utilizados no Colégio Rio Branco.

Ao final foi oferecida uma Oficina de Escrita com caneta tinteiro, em que os estudantes puderam manusear o antigo instrumento de escrita com ponta de metal.

“Ficamos felizes com a proposta da professora Ana em trazer a turma para uma visita ao ECLB como uma ferramenta de ensino fora do espaço escolar, pois o museu é um espaço não formal voltado para a educação. Ver o interesse e o entusiasmo dos alunos em conhecer e questionar, através das exposições, as diferenças entre a educação do passado e do presente, é muito gratificante”, afirmou a diretora do ECLB, Claudia Bastos.


Bianca Monteiro ao lado do painel da última turma do Colégio Rio Branco, em 2010.
Ela está na fila de baixo, é a primeira à esquerda, e sua mãe, Janine Monteiro,
foi professora do Colégio Rio Branco.