segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Espaço Cultural Luciano Bastos integra a 17ª Primavera dos Museus



O Espaço Cultural Luciano Bastos participa da programação da 17ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, que acontecerá de 18 a 24 de setembro, com o tema "Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".

Todos os anos, durante uma semana, os museus brasileiros participam da Primavera dos Museus com uma programação especial. Este ano o tema escolhido ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.

Como parte da programação da 17ª Primavera dos Museus, o ECLB participa com uma programação com Exposição, Oficinas e Contação de Histórias.

A exposição audiovisual “Amazônia: do Presente e do Futuro”, do artista plástico e fotógrafo Roulien Boechat, composta a partir de sua visita a diversas aldeias e comunidades indígenas da Amazônia, segue até o dia 29/09. 

Nos dias 21/09 e 23/09, a partir das 13h, serão ofertadas Contação de histórias e Oficinas de Grafismos Indígenas, ministradas por Roulien Boechat, descendente da etnia Pataxó e pesquisador de suas raízes.

Programação:

19/09 – 13h às 16h
Contação de Histórias indígenas

A atividade trará histórias da cultura indígena, buscando promover o reconhecimento da cultura dos povos indígenas entre os participantes.
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental.

19/09/2023 – 13h às 16h
Oficina de Grafismo indígena

Os participantes aprenderão a desenhar e pintar grafismos de diferentes etnias indígenas, reforçando a importância do respeito às diferentes culturas.
Público-alvo: interessados em geral.


19/09 a 29/09 - 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Exposição “Amazônia: do Presente e do Futuro” 

A visitação ao ECLB pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.



Roulien Boechat, artista plástico e fotógrafo, descendente da etnia Pataxó.

Graduado em História, pós-graduado em História da Arte, especialista em História em Quadrinhos, Roulien Boechat é artista plástico e fotógrafo. Apaixonado por suas raízes, estudou Antropologia cultural e seguiu com suas viagens de pesquisas sobre sua ancestralidade.

"História e memória, não só como historiador e fotógrafo, mas sim como 'parente', através das memórias de minha avó, todas vivenciadas no interior da Bahia, isso por volta de 1920, chegando em Bom Jesus por volta de 1974, trazida por meu pai, veio morar e tomar conta de mim. Desde então ela me contava suas histórias como indígena e como foi “tirada” de seu povo para ser doméstica já em Salvador: sua aldeia Pataxó, em Cabrália, Porto Seguro, foi invadida, e todos sem onde morar, foram para Salvador-BA.

Interessado em conhecer mais sobre sua história, seu povo, fui até Belém-PA, visitando e registrando aldeias, como as dos Tembés, do Rio Guará, no Pará, e em quase todo território do Amazonas, entre estradas de terra vermelha, rios e comunidades Quilombolas e Ribeirinhos, fiz um trabalho de pesquisa e registros fotográficos.

De minha ancestralidade e de onde veio metade de minha família, nasceu essa ideia de exposição audiovisual, entre fotos e sons da terra, entre livros, poesias indígenas e registros visuais
."




Nenhum comentário:

Postar um comentário