Objetos utilizados no passado ajudam a compreender as transformações por que passam as sociedades, permitindo detectar como as tecnologias eram produzidas e apropriadas pelas comunidades ao longo do tempo.
Dentre o acervo do ECLB encontram-se objetos do século XX relacionados com o trabalho de transmissão de energia elétrica, e que foram doados pelo Sr. Manoel Mangaraviti.
Seu Manoel Mangaraviti trabalhou durantes anos na antiga Estação Força e Luz, que recebia energia da Usina Mangaravite e distribuía para a região (Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Bom Jesus do Itabapoana).
Manoel Mangaravite: objetos contam história de um período de trabalho na Estação Força e Luz |
São muitas as histórias que S. Manoel tem para contar acerca desse período, tendo guardado com muito carinho durante anos alguns objetos que ajudam a preservar essa memória, e que foram doados ao ECLB em 2014. São amperímetros, conectores, megômetros e outros aparelhos do mundo mágico do reino da eletricidade.
Destaque especial para um telefone portátil, também conhecido como "telefone de campanha", que era utilizado pelos trabalhadores para detectar, ao longo de um trecho de fiação, em trabalho externo, onde estaria concentrado o problema que deixava partes da região sem energia elétrica.
Telefone de Campanha: forma de detectar problemas na transmissão ao longo da fiação elétrica |
Quer conhecer um pouco mais sobre a Estação Força e Luz e a Usina Mangaravite em Bom Jesus do Norte?
Vale a pena conferir o documentário "Ruínas de Mangaravite" produzido por alunos da Escola Municipal Coronel Antônio Honório em 2011:
Esse curta-metragem recebeu o prêmio de "Melhor Edição" na 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural. Veja detalhes em: http://itabapoana.blogspot.com.br/2011/09/bom-jesus-do-norte-es-roducao-de-alunos.html
USINA MANGARAVITE Foto: Sergio Falcetti. Disponível: http://www.panoramio.com/photo/84396667 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário