segunda-feira, 22 de junho de 2015

Comandante Amaral Peixoto visita o Colégio Rio Branco - 20 de junho de 1939


Na foto a visita do Interventor Amaral Peixoto ao Colégio Rio Branco, vendo-se, entre outros, o Prefeito José de Oliveira Borges, Olívio Bastos, José Mansur, Dr. José Vieira Seródio. Edifício do Colégio Rio Branco, no antigo Alto de Santa Rita, hoje Praça Amaral Peixoto. Na época, havia Internato e Externato. 


        Há 76 anos, em 20 de junho de 1939, o Colégio Rio Branco recebia a ilustre visita do Comandante Amaral Peixoto.

          Nesse dia, cinco meses após instalação do Município de Bom Jesus do Itabapoana, o então Interventor do Estado do Rio, Comandante Ernani do Amaral Peixoto, que foi o emancipador de Bom Jesus, assinando o ato que nos tornou município independente, esteve em visita à nossa terra, ocasião em que visitou o Colégio Rio Branco.

        No Colégio Rio Branco, Amaral Peixoto foi saudado pelo Dr. Abelardo Vasconcellos, Inspetor Federal, em nome do educandário. No almoço ali realizado falou o Prefeito José de Oliveira Borges e a seguir o Dr. Cesar Tinoco e Dr. Paulo Barreira de Faria, Juiz-Pretor do nosso Termo Judiciário, agradecendo em nome do homenageado o Dr. Ruy Buarque, Secretário do Educação e Saúde.


            Termo de Visita
        Transcrevemos o Termo de visita assinado pelo Comandante Amaral Peixoto na sua visita ao Colégio Rio Branco, assinado também pelos Secretários de Governo que integraram a comitiva oficial.

     “Em Bom Jesus do Itabapoana é com imenso prazer que deixo as mais lisongeiras impressões desta grande obra educativa, fruto do esforço e da dedicação de um pugilo de brasileiros dignos e competentes. No setor da educação o nosso país muito precisa, sem dúvida, da iniciativa e do trabalho das classes liberais, isto é, dos homens de todas as profissões liberais. Aqui temos um grande e belo exemplo. Faço os melhores votos pela constante eficiência e prosperidade desta instituição em prol da grandeza e da felicidade das gerações futuras.”
      a) Ernani do Amaral Peixoto, Alfredo Neves, Secretário do Governo, Rubens Farrulla, Ruy Buarque – Secretário de Educação e Saúde.


* Fonte: Jornal O Rio Branco (setembro de 1998) e Jornal O Norte Fluminense (24/04/2005).





Nenhum comentário:

Postar um comentário