domingo, 28 de junho de 2015

O canto do carro de boi do Sr. Felisberto Gomes de Souza

"Prefiro o carro de boi ao automóvel; é mais musical..." já nos disse Carlos Drummond de Andrade.

Mas qual a magia, qual o encantamento do canto de um carro de boi? Todos que viveram em épocas em que carro de boi era uma realidade por esse mundão de nosso interior brasileiro podem ter uma história ou um "causo" sobre esse tema, tal é a força dessa "imagem sonora" na memória de nossas tradições. 

'Felisberto Gomes de Sousa, fazendeiro em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, registra a sua própria observação: "Se o carro, rodando em boa estrada, para de cantar por qualquer motivo, os bois não puxam direito. Ao contrário, cantando continuadamente, as correntes ficam esticadas e quase não é preciso que o carreiro estimule os animais; nessa hora canta também o carreiro as suas quadras."'

O texto acima está no livro de Bernardino José de Souza (1885-1949): Ciclo do Carro de Bois no Brasil. Para escrever esse farto material, o autor recolheu depoimentos, imagens e descrições sobre o carro de boi, sua tecnologia e seu uso, recebendo informações de todo o Brasil, dentre as quais do Sr. Felisberto, de Bom Jesus.


Placa de Carro de Boi utilizado em Bom Jesus do Itabapoana em 1953
Acervo: Espaço Cultural Luciano Bastos

Em um tempo não tão distante assim, carro de boi era emplacado e recenseado, e constava em muitas posturas públicas municipais, de forma a que se pudesse ter um controle sobre o "tráfego", já que era popularmente utilizado como um importante meio de transporte.

O carro de boi, inseparável companheiro do trabalhador em épocas passadas, permanece presente e homenageado em diversas festas que preservam uma tradição importante de nosso Brasil. Em nossa região podemos citar a Festa de Carro de Boi em Raposo, distrito de Itaperuna (RJ) e a Festa do Carro de Boi em São José do Calçado (ES). 

Apesar das diversas transformações por que passou o interior brasileiro, algo permanece vivo em nosso imaginário e nossa memória: o ruído de um carro de boi a trafegar pelas vias públicas, sejam elas agrícolas ou nem tanto assim...

Algumas dicas para conhecer um pouco mais sobre essa tradição:

Ciclo do Carro de Bois no Brasil (1958). Autor: Bernardino José de Souza:
http://www.brasiliana.com.br/obras/ciclo-do-carro-de-bois-no-brasil  

O Canto do Carro de Boi: 

Carro de Boi "Cantando":
https://www.youtube.com/watch?v=8RTVEwR1u-Q

Tradição do carro de boi é mantida no interior de Minas: 
https://www.youtube.com/watch?v=28K4WR7ytg8

O carro de boi:
http://site.ntelecom.com.br/users/pcastro1/carrodeboi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário