Afinal, o que define a
América Latina? As linhas geopolíticas dos países do continente americano? As
línguas latinas faladas na região? Uma origem comum de colonização? Uma
identidade cultural?
Para ajudar a pensar essa questão, recorremos a Darcy Ribeiro, pois: "Dos intelectuais e pensadores
brasileiros, Darcy Ribeiro foi, talvez, quem mais se debruçou sobre o
continente latino-americano. Teve, como poucos, o pleno sentimento de ser um
cidadão destas províncias. Para ele, tão brasileiro, a questão da latinoamericanidad era algo essencial
como respirar.
Dele ouvi, certa vez, uma frase-guia
que é a perfeita definição de sua luta e sua utopia: Nós, latino-americanos,
só temos duas opções: nos resignarmos, ou nos indignarmos. E eu não vou me
resignar nunca.”
Eric Nepomuceno
***
América
Latina existe?
Distingo nas Américas quatro
configurações histórico-culturais de povo, nitidamente diferenciados por seus
respectivos processos de formação.
Os povos testemunho,
resultantes do choque do invasor europeu com as altas civilizações asteca, maia
e incaica, nos quais jamais se deu uma síntese viável entre a indianidade
sobrevivente e os crioulos hispânicos.
Os povos novos, feitos pela
confluência de índios tribais, negros escravos e brancos ibéricos aliciados nas
plantações tropicais, para a exploração de produtos florestais ou de minas e
metais preciosos, que deram lugar a um ente étnico inteiramente novo,
profundamente diferenciado de suas três matrizes e que ainda anda em busca de
sua identidade. São povos que, não tendo passado de que se orgulhar, só servem
para o futuro.
Os povos transplantados, como
a América saxônica e o Canadá, que são meras implantações européias em terras
americanas. [...] Nesta categoria situo também a Argentina e o Uruguai que,
apesar de constituídos originalmente com povos novos, foram depois
transfigurados pela enormidade da avalanche imigratória que sofreram.
Finalmente os povos emergentes,
que são os indigentes que começam a se alçar no seio dos povos testemunho, aspirando
à autonomia nacional.
Darcy Ribeiro, 1992
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