domingo, 15 de julho de 2012

O QUE É A AMÉRICA LATINA?


Afinal, o que define a América Latina? As linhas geopolíticas dos países do continente americano? As línguas latinas faladas na região? Uma origem comum de colonização? Uma identidade cultural?
 Para ajudar a pensar essa questão, recorremos a Darcy Ribeiro, pois: "Dos intelectuais e pensadores brasileiros, Darcy Ribeiro foi, talvez, quem mais se debruçou sobre o continente latino-americano. Teve, como poucos, o pleno sentimento de ser um cidadão destas províncias. Para ele, tão brasileiro, a questão da latinoamericanidad era algo essencial como respirar.
 Dele ouvi, certa vez, uma frase-guia que é a perfeita definição de sua luta e sua utopia: Nós, latino-americanos, só temos duas opções: nos resignarmos, ou nos indignarmos. E eu não vou me resignar nunca.” 
 Eric Nepomuceno
***
América Latina existe?

Distingo nas Américas quatro configurações histórico-culturais de povo, nitidamente diferenciados por seus respectivos processos de formação.
Os povos testemunho, resultantes do choque do invasor europeu com as altas civilizações asteca, maia e incaica, nos quais jamais se deu uma síntese viável entre a indianidade sobrevivente e os crioulos hispânicos.
Os povos novos, feitos pela confluência de índios tribais, negros escravos e brancos ibéricos aliciados nas plantações tropicais, para a exploração de produtos florestais ou de minas e metais preciosos, que deram lugar a um ente étnico inteiramente novo, profundamente diferenciado de suas três matrizes e que ainda anda em busca de sua identidade. São povos que, não tendo passado de que se orgulhar, só servem para o futuro.
Os povos transplantados, como a América saxônica e o Canadá, que são meras implantações européias em terras americanas. [...] Nesta categoria situo também a Argentina e o Uruguai que, apesar de constituídos originalmente com povos novos, foram depois transfigurados pela enormidade da avalanche imigratória que sofreram.
Finalmente os povos emergentes, que são os indigentes que começam a se alçar no seio dos povos testemunho, aspirando à autonomia nacional.

Darcy Ribeiro, 1992

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário