sábado, 21 de julho de 2012

"Eu vejo o outro em mim": Mesa Redonda em que participarão artistas e pensadores latino-americanos no ECLB dia 10 de agosto às 10h

Confira os artistas e pensadores latino-americanos que estarão presentes no Encontro A AMÉRICA LATINA SOMOS TODOS NÓS, dia 10 de agosto (sexta-feira), no ECLB, participando da Mesa-Redonda: "Eu vejo o outro em mim", em que se abordará o olhar que fazem entre si os povos latino-americanos.


 
Francisco Rivero 
 
Nascido em Havana, Cuba, Francisco Rivero, artista plástico, pintor e ilustrador, pinta imagens em histórias próprias à cultura de seu país. Sua pintura é em cores fortes, nutrida de signos saídos diretamente de suas raízes caribenhas.
Desde 1991 trabalha como artista independente: suas pinturas foram objeto de numerosas exposições pessoais e coletivas em países como França, Espanha, Itália, Brasil, e compõem uma obra rica e singular.
Atualmente o pintor divide seu tempo entre Paris e Brasil, onde tem realizado pinturas murais e exposições.



Carlos Pronzato

Argentino nascido em Buenos Aires, Carlos Pronzato é escritor, cineasta, teatrólogo e ativista social. Formado em Direção teatral pela Universidade Federal da Bahia, e especialização em Teoria do Teatro: A cena contemporânea, pela UFRGS. Desde 1989 está radicado na Bahia. Com sua atividade de cineasta, percorreu diversos países da América, registrando a luta dos povos latino-americanos em documentários de ampla difusão em muitos países. Entre outros prêmios, em 2009 recebeu o Prêmio Roberto Rosselini por seu filme sobre as Mães da Praça de Maio.



Marcelo Carlos Gantos

Argentino atualmente radicado na cidade de Campos dos Goytacazes, Marcelo Gantos é Doutor em História Social da América, sendo atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui experiência de pesquisa, docência e extensão nas áreas de História e no campo interdisciplinar, com ênfase em estudos regionais e de América Latina, atuando principalmente no campo da cultura visual, divulgação do conhecimento científico, história das políticas sociais, culturais, patrimônio, memória social e extensão universitária.



Bolívar Almeida

O gaúcho Bolívar Almeida é professor de História e Especialista em História Contemporânea pela Faculdade Portoalegrense. Atualmente dedica-se ao estudo de História da África, um dos temas dos mini-cursos que ministra. Participante ativo do "Circuito Cultural entre os Povos" desde sua primeira versão, Bolívar é um ativo defensor da integração cultural latino-americana. 





Mediador: Gustavo Gomes Lopes

Nascido em Campos dos Goytacazes, Gustavo Gomes Lopes é Mestre em História pela UFF. Possui experiência na área de História com ênfase em História Social da Cultura. Professor do Instituto Federal Fluminense, ocupa atualmente o cargo de Diretor de Extensão do IF Fluminense.






Nenhum comentário:

Postar um comentário