sábado, 21 de julho de 2012

"A língua de Camões e Cervantes também nos une": Mesa-Redonda em que participarão artistas e pensadores latino-americanos no ECLB dia 10 de agosto às 14h

Confira os artistas e pensadores latino-americanos que estarão presentes no ECLB dia 10 de agosto (sexta-feira), participando da Mesa-Redonda: "A língua de Camões e Cervantes também nos une", em que se abordará a importância das línguas faladas na América Latina:

Adela Figueroa

A cubana Adela Figueroa vive em Havana, é artista plástica, artesã, desenhista, professora, pesquisadora e escritora. Desde 1983 é membro da Associação Cubana de Artistas Artesãos de Cuba. Publicou o livro "Jugando al prohibido y otros cuentos". Com vários prêmios e reconhecimentos por sua obra e trabalhos voltados para o desenvolvimento cultural e artístico em seu país e no exterior, Adela tem trazido sua arte ao Brasil desde 2008, apresentando-se em diversos municípios brasileiros, onde tem realizado, entre outros, oficinas de arte em couro.



Gabo Sequeira
 
O trovador argentino Gabriel Sequeira vive em Buenos Aires. Iniciou seu trabalho como músico em 1989. Trovador sensível às crônicas urbanas, sua música se nutre do rock, do folk, da Nova Trova Cubana e da canção latino-americana. Apoiador dos movimentos sociais, apresentou sua trova em distintos palcos da Argentina e outros países latino-americanos. Algumas de suas apresentações foram: Fórum Social Mundial de Porto Alegre nos anos de 2003 e 2005, turnê em Cuba no ano de 2007, e apresentações em Chile, Uruguai, Paraguai, Brasil e Cuba no ano de 2010.



Felipe Aranda

Nascido em Santiago do Chile, no Chile, o jovem trovador Felipe Aranda é cantor e compositor. Suas influências são Victor Jarra, Violeta Parra, Inti Illimani e Silvio Rodriguez, o que lhe traz um sentido profundo, social e de amor como força de vida.  Com sua voz suave e sutil, Felipe Aranda participa de várias apresentações pelo Chile, difundindo a força jovem da música chilena.



Pablo Fernández

Trovador argentino nascido em Buenos Aires, Pablo Fernández pertence a uma nova geração de cantores e compositores latino-americanos partícipes e conscientes da época em que se encontram. As canções de seus sete discos estão nutridas das poéticas, sonoridades e paisagens. Com formação musical no conservatório Manuel de Falla, Pablo integrou vários grupos corais e compôs arranjos para esse tipo de formação. Em 2005 participou do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, e no ano de 2007 apresenta-se em diversos países latino-americanos: Argentina, Chile, Peru e Bolívia.



Ilén de la Cruz

A cubana Ilén de la Cruz vive em Havana, sendo membro da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC). Cantora, professora de música, locutora e promotora cultural, é graduada em música pela Escola Nacional de Arte, tendo cursado também Licenciatura em Educação Musical. Fez parte do Coro do Instituto Cubano de Rádio e Televisão, começando sua carreira solo em 2002, com um repertório que perpassa por vários gêneros musicais (bolero, balada, blues, son, entre outros).



Mediadora: Maria Célia Cardoso de Lira

A brasileira Maria Célia Cardoso de Lira é Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Português Língua Estrangeira pela UFF, sendo professora de Espanhol no Instituto Federal Fluminense, atuando no câmpus Itaperuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário