terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Espaço Cultural Luciano Bastos: um breve histórico


Ao terminar o ano de 2011, trazemos um breve histórico da recente trajetória do ECLB.

2010: o Colégio Rio Branco festeja seus 90 anos de funcionamento, sendo mais de 50 deles sob a direção de seu proprietário, Luciano Bastos.


Janeiro de 2011: é fundada a Associação de Amigos do Espaço Cultural Luciano Bastos. Na ocasião, o advogado que assina o Estatuto é o próprio Dr. Luciano Bastos, empenhado em que o rico patrimônio cultural e histórico que constitui o Colégio Rio Branco seja preservado para usufruto futuro da comunidade, através da criação do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB).

Fevereiro de 2011: falece o Dr. Luciano Bastos. Seus filhos, Claudia, Gino, Francia e Paula, decidem dar continuidade ao desejo do pai, e mantêm o projeto de fundação do ECLB.
Ainda no mesmo mês inicia-se o processo de transferência das máquinas tipográficas que imprimiram os jornais de Bom Jesus “A Voz do Povo” e “O Norte Fluminense” ao longo de décadas durante o século XX para o futuro ECLB.



Fevereiro a Agosto de 2011: uma parte do prédio do antigo Colégio Rio Branco é reformada, a fim de possibilitar uma melhor manutenção e segurança do acervo bem como do público visitante. Entre outras ações, realizou-se a troca de parte do telhado, pintura interna, nova instalação elétrica e aquisição de extintores.

Paralelamente à reforma, iniciou-se a reorganização da biblioteca, bem como o planejamento das exposições e atividades culturais a serem desenvolvidas no ECLB. 

O artista plástico Francisco Rivero cria o logotipo do ECLB, fundamentando-se no conceito de que espaço cultural não é apenas um lugar físico: é onde se geram ideias, conhecimentos que se difundem em diferentes formas, representados por caminhos.



Nesse período a Assessora-Chefe do Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro, Lucienne Figueiredo, visita as instalações e os preparativos para a inauguração, encontrando-se com os filhos de Luciano Bastos, Gino, Paula e Claudia.


12 de agosto de 2011: inauguração do ECLB, com atividades culturais durante todo o dia.

O Espaço Cultural Luciano Bastos passa a apresentar salas de exposição sobre a história da educação e do Colégio Rio Branco; sobre a imprensa bonjesuense, com máquinas e periódicos da região do século XX; e sala da América Latina, com exposição de obras de artes de diversos artistas latino-americanos.



Na Biblioteca um acervo com diversos títulos dos mais variados temas. Destaque para literatura brasileira e estrangeira, história e direito, além de uma seção especial dedicada a temas e autores de Bom Jesus e região.



ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS
Praça Amaral Peixoto, nº 13, Centro
Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Brasil
tel: (22)3831-1056
E-mail: espacoculturallucianobastos@gmail.com
Aberto para visitação de de 3ª a 6ª feira
Horário: das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.


Informamos que no período de 30 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 o Espaço Cultural Luciano Bastos estará em recesso, retornando às atividades a partir do dia 1º de fevereiro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário