segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"A expansão da música através dos tempos" - JEMAJ


Dia 24 de novembro (quinta-feira) às 19h30min:
"A EXPANSÃO DA MÚSICA ATRAVÉS DOS TEMPOS" - JEMAJ 

A palavra Música é de origem grega e significa "as forças das musas". As musas eram ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral, o teatro etc. Todas estas manifestações artísticas eram acompanhadas por sons.

Portanto, a definição mais exata para a Música é de "arte de ensinar". A música é um sentimento eclético porque as pessoas sentem a música de modo diferenciado. O que é música para uns, não passa de uma confusão de ruídos para outros. 
No dia  22 de novembro comemora-se o Dia da Música. Na mesma data é comemorado o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A tradição relata  que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Com a música, podemos transmitir nossos sentimentos através das palavras e dos instrumentos.
O Brasil tem grandes nomes da música, representantes de nosso país que fazem sucesso não só em terras tupiniquins, mas em todo o mundo. Em Bom Jesus do Itabapoana(RJ), a Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anizia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, tem colaborado na formação de inúmeros músicos. A JEMAJ promoverá no Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) atividades para a celebração do Dia da Música, no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h 30 min.
Todos os números, contando a história da música através do tempo, serão apresentados, por alunos e professores da Escola de Música JEMAJ.

Programação
.Chorus (G.F.Handel)
.Greensleaves (anônimo século XVIII)
.Ode à alegria (L.Van Beethoven)
.Asa Branca (Luiz Gonzaga)
.Não deixa o samba morrer (Beth Carvalho e Alcione)
.Beija-me (João Gilberto)
.Azul da cor do mar (Tim Maia)
.Por enquanto(Renato Russo)
.Potpourrit folclórico brasileiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário