segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bom Jesus do Itabapoana, RJ e Minas Gerais: uma estreita relação


A diretora do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), Paula Borges Bastos, esteve em Itaguara, MG, visitando as instalações do futuro Museu Sagarana.


O jovem prefeito do município, Alisson Diego, doou à Biblioteca do ECLB o livro “O baixo-sertão de Guimarães Rosa”, de Ariosto da Silveira.


No livro encontra-se a transcrição de uma afirmação da filha do grande romancista, Vilma Guimarães Rosa, dizendo que os quase dois anos vividos por Guimarães Rosa em Itaguara “influíram enormemente na produção literária de meu pai. Inspirado pela terra, os costumes, as pessoas e as acontecências do cotidiano, ele os colecionava, anotando as terminologias dos seus ditos e falas, a fim de distribuí-los pelas estórias que certamente já estava escrevendo”.



O artista plástico cubano Francisco Rivero, idealizador do símbolo do ECLB, realizou no Museu Sagarana uma pintura mural tendo como temática Guimarães Rosa e a cultura itaguarense.


A diretora do ECLB diz “Bom Jesus guarda uma estreita ligação com Minas. O trajeto rodoviário que leva de Itaguara, MG, a Bom Jesus, RJ, passa por cidades como Rio Pomba, Cataguases, Leopoldina e Palmas. Esse trecho é o mesmo caminho que muitos dos nossos antepassados fizeram: desbravadores mineiros que aqui chegaram na segunda metade do século XIX e ajudaram a construir a história de Bom Jesus do Itabapoana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário