domingo, 22 de janeiro de 2012

Boi PIntadinho em Bom Jesus: uma tradição cultural

Boi Pintadinho no ECLB



                              BOI PINTADINHO
                             (Soneto humorístico)

                                                   Elício Freitas

Boi Bilontra porque você não berra?
Por que você não tem pele e nem couro?
Não cava com a pata a dura terra,
Só se ouve o seu tambor, rufando estouro.

Você não pasta no arredor da serra...
Não abana com a cauda o vil besouro...
Não puxa o carrocel que se emperra...
Não muge entre os raios de um sol de ouro.

Boi Bilontra qual é o seu mistério?
Será você mundéu do cemitério?
Ou relíquia pintada ricamente?

-Vou revelar agora o meu segredo:
Eu sou de pano e pau cheio de enredo,
E para o povo eu sou apenas gente!


O Boi Pintadinho, em Barra do Pirapetinga, ao lado de sua criadora, D. Maria Borges.

O Boi Pintadinho é uma manifestação cultural bastante difundida no Estado do Rio de Janeiro, algumas localidades de Minas Gerais e no sul do Estado do Espírito Santo. A difusão do Boi Pintadinho pelo sul capixaba teve sua origem a partir de Bom Jesus, irradiando-se daí para as cidades ao norte do rio Itabapoana.

As localidades que cultivam o Boi Pintadinho acabam por inserir nesse folguedo suas características locais. Em Bom Jesus o Boi Pintadinho apresenta uma dança alegre e divertida, que agrada a todas as idades.



Boi Pintadinho no ECLB

2 comentários:

  1. Parabenizo a direção do Espaço Cultural, a cultura e a essência que mantem viva a memória do povo.
    Saudações musicais.
    TOMEM COMO HOMENAGEM ESTE SAMBA...
    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/escritores-poetas-poetizas-isrc-br-d7d-13-00004-ademir-de-souza/

    ResponderExcluir
  2. HISTÓRICO DO ARTISTA:

    Ademir Francisco de Souza (Ademir de Souza)

    Cheguei a São Gonçalo aos três anos de idade, vindo de Bom Jesus de Itabapoana RJ minha cidade natal, meus familiares se encontravam nos fins de semana em reuniões musicais. Todos participavam cantando ou tocando algum instrumento ou dançando, na cozinha a anfitriã caprichava no pastelzinho e na batida de limão, vários quitutes e aperitivos. Ali já começava a despertar meu dom para a música a arte e a poesia, mais aos (12) doze anos de idade vi essa trajetória ser interrompida, minha mãe sem condições de nos manter na escola eu e meu irmão, teve que aceitar a nossa ida para o colégio interno, Aprendizado Agrícola de Sacra Família no município de Paulo de Frontin RJ onde fiquei até os (18) dezoito anos de idade, dali tive que cuidar da minha vida e da minha família, minha primeira oportunidade de trabalho foi como servente de pedreiro, mais com grande aptidão para o aprendizado, tornei-me um profissional em pouco tempo, e já aos (23) vinte e três anos trabalhava por conta própria, ainda menino com pouco acesso as revistas e rádio assimilava as melodias das músicas de sucesso e criava letras intercalando com as originais sem me dar conta de que assim estava compondo, ao aprender tirar alguns acordes do violão comecei a compor pra valer e participar das rodas de samba, daí para as casas noturnas foi rápido, do violão ao cavaquinho a participação em grupos de pagodes até que assumi com meu amigo Dodinha o grupo Magia nos anos 80 obtendo grande sucesso nas reuniões de fundo de quintal, casas noturnas e clubes da cidade de São Gonçalo e Niterói RJ. Nos bairros de Itaúna, Trindade, Alcântara, Mutondo, Barreto etc. Já nos anos 90 conheci Chiquinho do Pandeiro exímio cantor de forró sendo convidado para participar do seu grupo tocando contrabaixo, assim adquirindo aprendizado nesse estilo. Ainda nos anos 90, Fiz minha incursão no mundo do samba de enredo participando no G.R.E.S. Unidos do Valéria do bairro onde eu morava Itaúna SG. RJ. Também nos anos 90 ao descobrir o talento do meu filho Fabiano e seu amigo e parceiro Leonardo lhes dei apoio para gravar um CD demo assim eles conseguiram apoio empresarial para o lançamento do CD Universo de Prazer LENE & LÉO levando-os para divulgar o trabalho. Ambientei-me com o mundo das rádios, TV(s), jornais etc. com a experiência adquirida no meio profissional da música comecei a desenvolver o meu trabalho gravei o CD Meus Caminhos com a colaboração de músicos e parceiros que tocam na noite a princípio era um trabalho sem grandes pretensões, mais a idéia foi amadurecendo e o incentivo dos amigos e Principalmente a parceria com João R. Romão da qual resultou na fundação da empresa Eventos Musicais Amantes do Samba LTDA. E.M.A.S. Produções e edições musicais.

    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/meus-caminhos-isrc-br-d7d-07-00009-ademir-de-souza/

    https://www.facebook.com/ademirniteroi

    https://pt.gravatar.com/ademirdesouzablog

    ResponderExcluir