domingo, 10 de agosto de 2014

COLÉGIO RIO BRANCO - ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS

                                                                                                          
Prédio histórico do Colégio Rio Branco em 1935. Construído por José Carlos Campos e residência do Padre Mello em 1911.



       O Colégio Rio Branco (hoje Espaço Cultural Luciano Bastos) foi fundado em 1920 pelo Professor José Costa Jr. Funcionou incialmente na rua Aristides Figueiredo.

          Em 1930 foi transferido para o prédio no Alto de Santa Rita, hoje Praça Amaral Peixoto. O casarão para onde se transferiu o Colégio foi construído em meados do séc. XIX para servir de residência a José Carlos Campos, grande fazendeiro na região. Foi também residência do Padre Mello, em 1911. É o que o historiador Antonio Dutra nos revela em um de seus artigos publicados em 1961 no jornal A Voz do Povo, intitulado "Bom Jesus há meio século":

      “... no Largo Santa Rita existia apenas o prédio que é hoje o Ginásio Rio Branco, que fôra construido por José Carlos Campos para sua residência e era então ocupado pelo Padre Mello, que ali morava em companhia da velha d. Cândida, sua tia, e de d. Mariquinhas, sua irmã”. 
                  

        Desde sua fundação, o Colégio Rio Branco funcionava com internato e externato, e logo Bom Jesus tornou-se polo educacional da região, tendo sido o primeiro colégio a oficializar o ensino ginasial, isto em 1936.
       Com noventa anos de serviços educacionais no Vale do Itabapoana, encerrou as atividades após o falecimento de seu diretor Luciano Bastos, em fevereiro de 2011.
        Em Agosto de 2011 aí foi criado o Espaço Cultural Luciano Bastos, homenageando aquele que por 53 anos esteve à frente da direção da escola. 
           Estamos completando três anos dedicados à conservação desse histórico prédio e seu acervo, bem como à promoção de atividades culturais.
         A todos que, no Colégio Rio Branco, contribuíram para o ensino e também aos que frequentaram os seus bancos escolares, prestamos nossas homenagens.

                                                   
Luciano Augusto Bastos, nosso Patrono: 53 anos à frente da direção do Colégio Rio Branco

                                                

      




Um comentário:

  1. AGRADEÇO A DEUS POR TER PASSADO POR ESTE COLEGIO ONDE PUDE CONCLUI O CURSO DE FORMAÇAO DE PROFESSORA,que lindo conservar este patrimonio historico por tantos alunos e professores que por ai passaram ,doutor LUUUUUUUUCIANO QUE TANTO AJUDOU A MUITOS QUE COMO EU GOSTARIA DE ESTUDAR E NAO TINHA CONDIÇAO DE PAGAR INTEGRAL COM SEU JEITINHO MEIGO MAIS TAMBEM SEVERO SEMPRE DAVA UM JEITINHO ESPECIAL PARA QUE NINGUEM FICASSE SEM ESTUDAR,a DEUS PELA VIDA DELE E DE TODOS OS PROFISSIONAIS QUE PASSARAM EM NOSSA VIDA TODA GLORIA ,HONRA E LOUVOR SEJA DADA PARA SEMPRE,

    ResponderExcluir