quinta-feira, 22 de maio de 2014

Padre Mello nos conta: A PRIMEIRA CAPELA DE BOM JESUS FOI DEDICADA A SANTA RITA


Alto de Santa Rita (seta amarela) tendo ao fundo o Ginásio Rio Branco (seta branca). Fonte: Livro Resgatando o Passado, de Helton Almeida e João Baptista Borges.

Há 76 anos, em 17/09/1938, Padre Mello publicava a seção “O Meu Campinho – Primórdios de BOM JESUS”, no jornal A Voz do Povo, contando a respeito da Capela de Santa Rita. 

O “Alto de Santa Rita”, assim conhecido pelos antigos, situa-se onde hoje é a Praça Amaral Peixoto e arredores, ao lado do Colégio Rio Branco, hoje Espaço Cultural Luciano Bastos. 

Eis o texto de Padre Mello:

O MEU CAMPINHO

Primórdios de BOM JESUS

"Um dos aspectos dos primórdios de Bom Jesus são as Igrejas e os sacerdotes que as tem servido. 
Desses dois assuntos algo temos visto em diversos artigos mas acidentalmente.

Não será demais que deles falemos agora de modo especial e exclusivo, sem contudo excluir o expediente paroquial que lhes é inerente.

Interessa antes de tudo saber qual a primeira Igreja que em Bom Jesus foi edificada.

Já muitos o sabem; cumpre que o saibam todos. Foi a capela de Santa Rita.

Não existe documento algum que nos diga com exa
tidão o ano em que foi edificada, mas há muita probabilidade de que fosse pelos anos de 1852 a 54.

É certo que foi depois de 1850 e é certo que foi antes de 1855.

Já tivemos ocasião de ver que foi Francisco Chagas de Oliveira França, português, que em virtude de um voto promoveu a construção da capela dedicada a Santa Rita de Cassia, que em vez de a colocar em terras próprias, que muitas possuía abaixo de Bom Jesus, colocou-a em terreno deste patrimônio destinado a povoado ou arraial. Também vimos que ele já estava estabelecido nas referidas terras antes de 1850, pois cedera parte delas ao Alferes Francisco da Silva Pinto. Nesse mesmo ano o mesmo Silva Pinto constrói a primeira casa, que tal nome merecesse, nesta localidade, embora com a frente na linha divisória de seus terrenos com o Patrimônio. Desses dados se conclui que a capela não existia antes de 1850.

Mas também já vimos que o Chagas foi auxiliado por Silva Pinto e outros que aqui se haviam colocado; logo foi a capela construída depois de 1850. Por outro lado, os primeiros termos de batizados registrados no 1º livro tem a data de 1855, e é natural que existisse então a capela. E por outro lado ainda no princípio desse mesmo ano, a 3 de Março, nasceu D. Maria Olympia, filha de Carlos Rodrigues Firmo e de D. Maria Magdalena de Figueiredo Firmo, e é tradicional na família Figueiredo Soares e Figueiredo Pinto que eles se casaram em 1853 já na capela.

É bem aceitável esta tradição, pois que D. Henriqueta, mais moça que D. Maria Magdalena, sua irmã, casou-se com José Basílio Furtado em 1855. Isto se conclui do fato de que D. Henriqueta faleceu com 89 anos em 1926 e casou-se com 18 anos.

Determinada com mais ou menos segurança a époc
a em que foi construída a capela, primeira casa de culto nesta zona, e visto, pelo que ficou já dito, o motivo da sua colocação dentro destes termos, algo mais vejamos sobre a nossa interessante capela. E interessante é ela sob vários pontos de vista.

Era de Santa Rita a imagem que encimava seu único altar. Foi a Santa Rita dedicada a capela, como fora formulado o voto do Tte. Francisco Chagas de Oliveira França. É denominado de Santa Rita o largo em que foi edificada a capela. E no entretanto, já em 1850, Padre Cunha assigna os termos de casamentos e batizados com esta declaração "Nesta capela do Senhor Bom Jesus do Itabapoana..."

                                                                          Padre Mello

  
Fonte:  A Voz do Povo, edição de 17/09/1938. Acervo Espaço Cultural Luciano Bastos







Nenhum comentário:

Postar um comentário