terça-feira, 6 de maio de 2014

PARABÉNS AO ORDEM E PROGRESSO F.C. PELO CENTENÁRIO!


                 

                  
          Parabéns, Ordem e Progresso F.C.!
          Verdadeiro patrimônio histórico de nossa região, há 100 anos era fundado o Ordem e Progresso F.C., dois meses após a fundação do Olympico F.C.
    No âmbito das comemorações do centenário dos clubes bonjesuenses, o Espaço Cultural Luciano Bastos se prepara para a abertura, em 15 de maio, da exposição “Memórias do Nosso Futebol”.
            
Foto do Ordem e Progresso F.C., acervo Espaço Cultural Luciano Bastos
Segundo identificação feita por Luciano Bastos, em pé: Nilo, Bibino, Bá, Santinho, Abelino, Luiz Xavier, Tijolo, Chiquito, Alencar, Manoelzinho, Zé do Júlio.
Agachados: ...., Décio, Manoel Jorge, Louro, Bronzeado, Toi, Armando "Chocha", ...., ...., Gerson, Álvaro Areas.

          O ECLB conta com um acervo precioso, do qual faz parte o primeiro jornal de Bom Jesus, "Itabapoana", que nos ajuda a resgatar a história dos clubes bonjesuense.
      Na edição de 16 de maio de 1914 o jornal “Itabapoana” publicava um comunicado do sr. Ernestino Moreira de Faria anunciando a “fundação desta nova e próspera sociedade sportiva” e convidando para “assistirem em nosso ground, sito no visinho Estado do Espírito Santo, na propriedade do sr. Carlos Firmo, a inauguração official do nosso club, no dia 17 do corrente”. No mesmo comunicado é relacionada a diretoria do clube recém-fundado: “Presidente, Dr. Francisco Portella dos Santos; vice-presidente, Joaquim Lopes Moreira; 1º Secretário, Antonio de Oliveira Borges; 2º Secretário, José de Oliveira Borges; Thesoureiro, Francisco Teixeira de Oliveira; Procurador, Ernestino Moreira; Captain, Otis Menezes; vice-captain, Ramiro dos Santos.

           Em 1972, Luciano Bastos publica, em O Norte Fluminense, relatos da gravação de uma entrevista com o sr. Abílio Pires de Castro sobre a fundação do Olympico F. C., onde o mesmo fixou dados sobre a fundação do Ordem e Progresso F.C.


          "Houve uma dissidência em um dos treinos, com o Captain do Clube e o Tte. Fernando, em um bola-bola. O Tenente chamou a atenção desse Captain, que era um rapaz novo ainda, dizendo que falaria ao pai dele. Esse Captain era o Juquinha Firmo. O Tte. Fernando queixou-se ao sr. Firmo no dia seguinte e este chamou o seu filho à ordem, e por isso ele mostrou-se insatisfeito e não quis ficar mais como captain. Daí ficou uma incompatibilidade dele com o Fundador do Olympico, que era o Tte. Fernando. Foi onde nasceu a fundação do Ordem e Progresso, mais ou menos a seis de maio, com essa desavença do sr. Juquinha Firmo."

        Com um passado de glórias, o Ordem e Progresso merece todo o nosso respeito pelo seu trabalho na área social e esportiva. 

          O ECLB homenageia, nessa data, todos que lutaram, fizeram e ainda fazem a história desse clube.
          Parabéns, Ordem e Progresso!







Nenhum comentário:

Postar um comentário