quinta-feira, 29 de maio de 2014

ECLB apresenta experiência no III Fórum Estadual de Museus

Ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio na cidade do Rio de Janeiro o III Fórum Estadual de Museus, que contou com diversos temas da área de museologia.


Abertura do III Fórum Estadual de Museus

No primeiro dia do evento foi eleita a Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus (SIM), cuja finalidade é propor diretrizes e ações para o Sistema. A Comissão tem mandato de dois anos, e para representação da região Noroeste Fluminense foi eleita como titular Paula Aparecida Martins Borges Bastos, do Espaço Cultural Luciano Bastos, de Bom Jesus do Itabapoana, e como suplente Marcelo Hungria, do Museu e Casa da Cultura de Aperibé.


Fonte: http://claudiaporto.wordpress.com/2014/05/26/cobertura-online-do-iii-forum-estadual-de-museus/

No segundo dia do evento, a vice-presidente do ECLB, Paula B. Bastos, participou da mesa "Museu-Fórum: Museus e Conexões", apresentando a experiência sobre o "Encontro A América Latina Somos Todos Nós", realizado pelo ECLB no ano de 2012. O evento foi patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura através de seleção em Edital realizado pela Superintendência de Museus.

Veja fotos do Encontro: http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/2012/08/fotos-do-encontro-america-latina-somos.html

Confira mais fotos do Encontro: http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/2012/08/visite-exposicao-pablo-neruda-no-brasil.html


No último dia do evento, a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, divulgou que ainda no ano de 2014 ocorrerá uma jornada técnica por região do Estado, com realização de 40 oficinas, além de seis encontros regionais de capacitação.

As diversas experiências compartilhadas durante o Fórum possibilitaram aos presentes conhecer melhor as especificidades e diversidade existentes nos Museus do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando a interiorização crescente e o que une a todos que se envolvem com a área da museologia: o reconhecimento da importância da preservação de nossa cultura. 

Parabéns à Secretaria Estadual de Museus pelo excelente trabalho que vem realizando em seu estímulo à interiorização e dinamização dos museus em todas as regiões do Estado!

Saiba mais sobre o Fórum e conheça a Programação Completa do evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário