segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nos trilhos do trem viajou a Família Bastos para o Vale do Itabapoana em dia de São João

Muito ainda há que se contar sobre a importância das estradas de ferro para a interiorização e colonização do interior do país. Foram quilômetros e quilômetros de trilhos concretos que se converteram em trilhas afetivas para diversas famílias, construindo uma história social a partir da rede formada entre cidades que se fundaram ou prosperaram em função dos trilhos e apito do trem.


Para contribuir com essa história social, o ECLB vem contar a história de um destacado funcionário brasileiro da ferrovia inglesa Leopoldina Railway Ltda, o qual foi nomeado para ocupar o cargo de administrador da Estrada de Ferro Itabapoana, na pequena estação de Bom Jesus do Norte.

Estamos falando do Sr. Olivio Bastos e sua esposa Vivaldina Martins Bastos, que saíram de Campos dos Goytacazes, percorrendo as sendas mineiras de Carangola e Ponte Nova, abertas pela ferrovia, até chegarem ao Vale do Itabapoana, nas duas Bom Jesus.

A chegada se deu em dia de São João, há exatos 80 anos, no dia 24 de junho de 1933. Essa data vai marcar profundamente os filhos do casal, em especial os pequenos Maria Ruth e Luciano Augusto, por toda uma simbologia de acolhimento e festividade exalada no ar, lembranças constantemente rememoradas por anos a fio entre os dois irmãos todos os dias de São João.

A família rapidamente integrou-se à sociedade bonjesuense, tendo Sr. Olívio Bastos e seus filhos Ésio Bastos, Luiz Carlos e Luciano Augusto Bastos trabalhado incansavelmente em nome da terra que os acolheu e a qual se dedicaram integralmente.
 
Dia de São João: data nacional e data familiar que marcou para sempre o destino de uma família que, se não foi bonjesuense de nascimento, passou a sê-lo de coração.



O Sr. Olívio Bastos e a Sra Vivaldina Martins Bastos tiveram cinco filhos: Paulo Emílio (falecido antes da chegada a Bom Jesus), Ésio, Luiz Carlos, Maria Ruth e Luciano Augusto. Todos os netos do casal nasceram no Vale do Itabapoana.

Um comentário:

  1. Magnifico recordatorio de como una familia llego y construyo una relacion de amor por esta tierras generosas.

    Estoy seguro que las lineas del tren volveran en otra era de modernidad por Bon Jesus donde el ir y venir de viajeros reforzaran los vinculos de amistad con este municipio.

    Parabenes
    Un saludo fraterno
    Francisco Rivero

    ResponderExcluir