segunda-feira, 24 de junho de 2013

MEMORIAL DO IMIGRANTE: NOITE DE EMOÇÃO NO ECLB



Bandeira dos Açores 


          Em uma noite de muitas emoções, a família Vieira Seródio se reuniu nesta sexta-feira, 21 de junho, no Espaço Cultural Luciano Bastos, onde foi realizada a segunda etapa do Memorial do Imigrante, denominada: “Dos Açores ao Brasil, uma História a Contar”.
       O evento foi idealizado pelo Dr. Nino Moreira Seródio, em parceria com o Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo (ILA), cuja Presidente, Dra. Nisia Campos Teixeira, comandou a apresentação.
          Na coordenação do encontro estiveram as professoras Regina Márcia e Jandira Moreira (Branca), que se dedicaram intensamente para o importante resgate histórico, através de apresentação de fotos, árvore genealógica e exposição.
           Os imigrantes Joaquim Vieira Seródio e Maria da Conceição, oriundos da ilha de São Miguel, nos Açores, chegaram ao Brasil em 1889 e tiveram seis filhos. Vieram para a Fazenda São Domingos, em Itaperuna, e posteriormente para Vargem Alegre, em Pirapetinga, Bom Jesus do Itabapoana, onde se fixaram.
        Hoje, nossa cidade pode se orgulhar desses imigrantes, que deixaram sua terra natal e adotaram Bom Jesus como novo lar. A semente aqui lançada produziu muitos frutos. Foi o que constataram seus descendentes, nesse emocionante reencontro com as origens.


Dr. Marco Seródio e esposa Maria do Socorro, com o filho, Dr. Marco Antonio Seródio e esposa.

Marcelo Seródio, esposa e filha. Ao centro, o irmão Dr. Rogério Seródio.

Lucinha Seródio e Joaquim Jacinto Seródio.

Dr. Agostinho, Dr. Rogério e Marcelo Seródio
Dra.  Nisia e seu irmão, José Carlos Seródio Melo, relembraram o tempo em que estudaram no Colégio Rio Branco


Os irmãos Nilce, Julia e Antonio Moreira conferindo a Exposição do Memorial do Imigrante no ECLB

Regina Moreira, uma das coordenadoras do Memorial do Imigrante e Manoel Camilo.


Sargento Irineu Araújo Neto se surpreendeu com a informação de que o Tiro de Guerra de Bom Jesus teve início dentro do Colégio Rio Branco.



Lira Operária Bonjesuense chega ao antigo Colégio Rio Branco, hoje Espaço Cultural Luciano Bastos, para abrilhantar o evento.
Sargento Irineu, Maestro Nilo, da Lira Operária Bonjesuense, Diretora de Cultura Martha Salim, Ana Lucia, representando A Voz do Povo e Dr. Gino Borges Bastos, representando o ECLB, formaram a mesa diretora do Memorial do Imigrante, capitaneada pela Presidente do ILA, Dra. Nisia Campos Teixeira.


Entrada das famílias




Momento solene: entrada da Bandeira do Brasil
Dr. Nino Moreira Seródio, idealizador do Memorial do Imigrante, adentrando no Auditório do ECLB.


Esposa do dr. Nino Seródio com os filhos, encantadores com traje típico.


Monsenhor Paulo Pedro Seródio em momento de louvor: emoção ao relembrar o avô açoriano, Manoel Seródio. 

As irmãs Regina e Jandira Moreira narraram a saga da família Vieira Seródio. Presença na mesa dos Padres Vicente Osmar Batista e Wallace, Luis Pereira, Juvenal Bessa e a sra. Maria Ângela Borges, que representou o marido, Dr. Airton Borges Seródio.
     

Após emocionada exposição de seu projeto, Dr. Nino faz entrega do brasão da família Bastos ao Dr. Gino. 












Um comentário:

  1. Parabene ! Hermoso acto es muy positivo en favor de la memmoria colectiva de los ciudadanos de Bon Jesus.

    El Espacio Cultural Luciano Basto proporciona un lugar para la cultura y el saber en esta emblematica escuela bonjesuense.

    Un saludo fraterno
    Francisco Rivero

    ResponderExcluir