domingo, 26 de fevereiro de 2012

A datilografia e a máquina de escrever: Escola Remington do Colégio Rio Branco

Hoje em dia nem todos conhecem, mas a máquina de escrever foi uma grande inovação tecnológica quando surgiu, no século XIX, atravessando o século XX.

Com o advento dos computadores, a máquina de escrever foi perdendo seu espaço nas funções administrativas de escolas, bancos, repartições públicas, e até mesmo entre os escritores. Mas se observarmos atentamente, o teclado de um computador guarda grande semelhança com as antigas máquinas de escrever. Assim é que as pessoas que estudaram datilografia (arte de escrever à máquina) têm grande facilidade em digitar no teclado dos computadores.
     
Escola Remington de Datilografia

No Colégio Rio Branco funcionou, a partir de 1928, a Escola Remington de Datilografia. O concurso de datilografia realizado nesse ano aconteceu em grande estilo, com direito a público presente para observar a perícia dos alunos, os quais eram agraciados com premiações e medalhas, de acordo com o número de palavras datilografadas por minuto.


Máquina de escrever Underwood, de 1921, uma das primeiras utilizadas no curso de datilografia do Colégio Rio Branco. Acervo: Espaço Cultural Luciano Bastos

Detalhe do teclado da máquina de escrever Underwood, 1921. Acervo: Espaço Cultural Luciano Bastos




Nenhum comentário:

Postar um comentário