segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Com apenas dez anos e oito prêmios internacionais de piano, Olívia Tebaldi visita o Espaço Cultural Luciano Bastos

Na última sexta-feira, 24/12/2021, a pequena pianista Olívia Tebaldi, que veio comemorar o Natal com sua família em Apiacá /ES, esteve, a convite da musicista bonjesuense e Gerente Cultural do Espaço Cultural Cafezin (de Adilson Figueiredo), Martha Salim, em nosso Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) para conhecer e experimentar o piano.

Nascida em Teresina (PI), Olívia se mudou com a família para Vitória (ES) quando tinha apenas um ano e meio. Por ser filha de Laura Silveira (de Bom Jesus do Itabapoana) e Glauber Tebaldi (de Apiacá) e neta do pediatra Dr Sérgio Coutinho da Silveira e da professora de piano bonjesuense Regina Ribeiro da Silveira, a pequena pianista tem fortes laços afetivos e familiares com o Norte Fluminense e Sul Capixaba. 
E uma ligação especial ao local da visita: a bisavó de Olívia, Maria Elisa Rezende Ribeiro, foi aluna e professora do Colégio Rio Branco, constando em painel de homenagens; ali também estudaram, dentre outros familiares, a avó Regina, os tios Modesto e Renato Rezende Ribeiro.

Segundo seu perfil no Instagram, "Olívia começou a estudar piano aos quatro anos, em Vitória, no Espírito Santo e, desde então, fez masterclasses com renomados pianistas, como Linda Bustani, Maria Teresa Madeira, Lucia Barrenechea, Cristian Budu, Eduardo Monteiro, Diego Caetano, entre outros.

Aos seis anos, iniciou sua participação em competições nacionais de piano, como o XXVI Concurso de Piano Souza Lima, de São Paulo, o II Concurso Nacional de Piano Pró Música, de Campinas, o XVI Concurso de Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia e, mais recentemente, o 27° Concurso Nacional de Piano Prof. Abrão Calil Neto, em Ituiutaba; Olívia obteve a primeira colocação em todos eles.

A jovem pianista também foi laureada com o prêmio máximo em concursos internacionais na Colômbia, Ucrânia, Grécia e Indonésia, além ter se classificado em outras competições nos Estados Unidos, Portugal e Finlândia; sendo assim, com apenas dez anos de idade, a pianista Olívia Tebaldi acumula dezesseis premiações internacionais e cinco nacionais em concursos de piano.

Participou ainda de recitais na Aronne Pianos, em São Paulo, e na Universidad Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, ambos como parte de premiações em concursos. Em Dezembro de 2020 foi convidada a fazer um recital solo no Festival Pianístico de Joinville e em março de 2021 no Instituto Ling, em Porto Alegre (RS), eventos que lançaram Olívia no cenário nacional do piano.

Aluna da professora Janne Gonçalves, na Escola de Música Gabriel Camargo, em Vitória, Olívia realizará uma histórica apresentação no ECLB, no mês de março, dentro da programação do Circuito de Piano, idealizado por Martha Salim. Neste mês, está previsto, segundo Martha, apresentações semanais de piano nos diversos locais onde estão fixados pianos em nossa cidade, entre os quais: Espaço Cultural Cafézin, de Adilson Figueiredo, Escolas de Música MusicArt, de Thadeu Almeida, JEMAJ, de Anízia Pimentel, Cristo Rei, de Marise Xavier, Hotel Itavale e ECLB.

Deve-se registrar, ainda, o importante projeto de Piano Itinerante desenvolvido pelo pianista Luis Otávio Barreto. Ele já se apresentou, com brilho, no Bistrô Malagueta e pretende levar o piano às praças de nossa cidade.

Assista à visita de Olívia Tebaldi ao ECLB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário