segunda-feira, 8 de novembro de 2021

PRESERVAÇÃO DE ACERVO: CONSERVAÇÃO DE PERIÓDICOS


O ECLB ainda não está aberto ao público, mas mantém as atividades internas de preservação do acervo. Nesse mês de novembro, após a capacitação técnica presencial realizada por Valeria Sellanes, mentora do Projeto HUB + (saiba mais), ampliamos as atividades internas que compõem nossa política de preservação do acervo, iniciando ações de limpeza e restauro dos periódicos que compõem nossa Hemeroteca.



O projeto de limpeza e restauro, sob coordenação de Claudia Bastos do Carmo, conta com a participação voluntária de Amanda de Fátima da Silva Delfino, estudante do 6º período de História, da Universidade Federal Fluminense, Polo de Campos dos Goytacazes. Segundo ela, o ECLB é "de extrema importância, pois além de resgatar todo o aparato jornalístico de Bom Jesus do Itabapoana e região, ajuda-nos a conservar parte de nossa historia através de periódicos, audiovisuais, biblioteca" o que para ela são acervos "super interessantes e até mesmo divertidos. Sem contar a própria estrutura do Espaço Cultural que é por si só um patrimônio regional". 

Amanda: conservação preventiva no acervo do ECLB

Sobre sua participação no projeto de preservação do ECLB, Amanda acrescenta: "acredito que para  além deste  período acadêmico, este projeto ajudará em minha formação pessoal, curricular, na experiência profissional e principalmente em minha formação como boa Bonjesuense, onde tenho a oportunidade de aperfeiçoar meus parâmetros acerca da educação patrimonial e fazer boas amizades com prosa, café e troca de conhecimentos".


Amanda Delfino, Claudia e Paula Bastos, diretoras do ECLB, e Cecília Costa Dias









Nenhum comentário:

Postar um comentário