sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Noite de apresentação do livro "Turíbulo" de Sílvio Fontoura

Do blog do jornal O Norte Fluminense



Dr. Agostinho Rodrigues, poeta, trovador, escritor e senador da Sociedade de Cultura Latina, Neiva Fernandes, trovadora e ex-presidente da UBT (União Brasileira dos Trovadores), Profª Maria Apparecida Dutra, Roberto Pinheiro Acruche, poeta, trovador e presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, Gleyde Costa, coordenadora do Café Literário e diretora de eventos da Academia Pedralva, e Herbson Freitas, jornalista, editor do Almanaque de Campos e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes


Dra. Nísia Campos, Presidente do Instituto de Letras e Artes (ILA)


O ILA (Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), presidido pela dra. Nísia Campos, promoveu evento memorável na noite do dia 6 de outubro, no Auditório Dona Carmita, do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), para apresentação do livro "TURÍBULO", obra rara de autoria de Sílvio Fontoura, jornalista campista que fundou o primeiro jornal de Bom Jesus do Itabapoana em 1906: "Itabapoana". 

                            Professora Maria Apparecida Dutra Viestel


O livro tinha sido doado por Sílvio Fontoura aos pais de Maria Apparecida, Antonio Dutra e Alice, no dia 11 de novembro de 1950, e se trata de obra rara. Maria Apparecida doou-o ao ILA.

                                       Turíbulo, de Silvio Fontoura

Drª. Nísia Campos, diante da relíquia que recebera, de autoria de um dos importantes nomes de nossa história, não pensou duas vezes em realizar um grandioso evento, que permitiu o resgate da vida e obra de Sílvio Fontoura, que nasceu no dia 3 de janeiro de 1876. Ele foi convidado a vir à nossa cidade pelo avô de Maria Apparecida, Pedro Gonçalves da Silva Jr., - primeiro prefeito de nosso município em 25/12/1890 - em 1906, para editar o nosso primeiro jornal, intitulado "Itabapoana". As edições de 1906/1907 integram dois volumes da Coleção Histórias de Bom Jesus, lançados por Luciano Bastos, através da Editora O Norte Fluminense. Silvio Fontoura fundou, ainda, em nossa cidade, o Ateneu Silvio Pélico.

Prestigiaram o evento cinco campistas de renome: Herbson Freitas, jornalista, editor do Almanaque de Campos e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, que trabalhou com Sílvio Fontoura em sua juventude, Roberto Pinheiro Acruche, poeta, trovador e presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, Neiva Fernandes, trovadora e ex-presidente da UBT (União Brasileria dos Trovadores), Gleyde Costa, coordenador do Café Literário e diretora de eventos da Academia Pedralva o dr. Agostinho Rodrigues, pota, trovador, escritor e senador da Sociedade de Cultura Latina.


Membros do ILA


Professoras do Centro Educacional Santa Rita e Padre Vicente Osmar Batista


Coral Santa Rita de Cássia

Professora Maria Apparecida Dutra, ao lado das netas e da filha Maria Angélica





Nenhum comentário:

Postar um comentário