segunda-feira, 24 de julho de 2017

Há quarenta anos era exibido o filme Carabineiros do Vale no Cine Monte Líbano




Em 1976 foi filmado o longa-metragem "Carabineiros do Vale" nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Miracema. Os personagens foram interpretados por artistas amadores da região.

Com cenas rodadas na antiga Noelândia, em Bom Jesus do Itabapoana, o filme contou com atuação do ex-Prefeito do município, Noé Vargas, e do Sargento Carlos Alberto Pinheiro, Comandante do Tiro de Guerra nº 01.


Carlos Alberto Pinheiro como Oscar Christian, personagem principal do filme.
Sargento Carlos Alberto Pinheiro, Comandante do Tiro de Guerra nº 01, de Bom Jesus do Itabapoana, interpretou o personagem principal, Oscar Christian, Fiscal Agropecuário






          Ex-Prefeito Noé Vargas atuou no papel de delegado de polícia, tendo recebido diversas moções de congratulação por sua atuação no filme e também por ter divulgado a região através da promoção do longa-metragem.




Em 1977, Carabineiros do Vale foi exibido em 76 salas do estado do Rio de Janeiro, sendo distribuído pela Cinebras. Em Bom Jesus do Itabapoana o lançamento ocorreu no Cine Monte Líbano, no dia 13 de abril.

Jornal O Norte Fluminense, 17 abril 1977. Acervo ECLB.

Veja o enredo do filme:

"Um fiscal de pecuária se vê obrigado a enfrentar sérios problemas quando é enviado a uma cidade do interior para impedir a matança do gado de corte. Ele sofre a agressão física de um fazendeiro e é vítima de uma emboscada, na qual morre Thiago, outro fazendeiro. Há outros feridos e Índio, contratado para matar o fiscal, também sucumbe. No final, Tobias, após violenta luta é preso pelo delegado e na hora da partida, o fiscal ainda tem de persuadir a filha do fazendeiro Thiago a abandonar a ideia de matá-lo."
(ALSN/DFB-LM)


Jornal O Norte Fluminense, 20 março 1977. Acervo ECLB.

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, possui os negativos de imagem e do som do filme para preservação do material, porém o filme não está disponível para visualização. Confira a ficha técnica*:

Duração: 1h13min.
Categorias: Longa-metragem / sonoro / Ficção
Material: 35 mm, COR, 73min, 2.000m, 24q, Eastmancolor, 1:1’37
Data e local da produção: 1977, Rio de Janeiro, Brasil
Gênero: Aventura; Policial
Termos descritores: Crime; Fazenda
Companhia produtora: KDL; Delben Kunstleisch Der Leiter Ltda.
Produção: Guilherme Delben; Wander Vieira. Produtor associado: Wander Vieira.
Argumento / roteiro: Guilherme Delben. Direção: Guilherme Delben.
Fotografia: Affonso Vianna.
Técnico de som: Fonseca
Montagem: Dada





Essa história de nossa região está contada na Exposição "Objetos Esquecidos no tempo...". Quer saber mais? Visite a exposição no ECLB e conheça outras histórias do século XX em Bom Jesus envolvendo cinema, fotografia, datilografia, entre outros.






5 comentários:

  1. Olá Bom dia.
    Qual horário aberto ao público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o ECLB está aberto de terça a sexta-feira, de 9h às 11h30min e de 13h às 16h30min.

      Excluir
  2. Já assisti este filme no cinema de Miracema. Eu e meu marido Vander Valdo Vieira, sobrinho de Wander Vieira, produtor e associado do referido filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Pode nos contar mais detalhes sobre a exibição (local, data, público, etc)? Sabe dizer se o Sr. Wander Vieira ou alguém ligado à produção do filme possui alguma cópia guardada? Temos muito interesse em conhecer mais sobre o assunto.

      Excluir
    2. Eu fiz uma entrevista com o Sr. Wander Vieira em 2001, num jornal que fazia pra minha escola. Seu apelido era “Bóia”, na ocasião da entrevista ele já estava bem doente, acamado. Seu sonho era conseguir uma cópia do filme, passando para DVD, mas infelizmente faleceu sem conseguir. Até onde eu soube, na época, o Centro Cultural da cidade de Miracema possuía uma cópia de um dos rolos, já em estado ruim, que na ocasião nos foi informado que levaram a um laboratório especializado e ainda era possível recuperar. Entrei em contato com a cinemateca nacional, ao que me informaram existir uma cópia do filme lá, mas depois não fui mais respondido. Tenho a entrevista aqui em casa, arquivada, caso queiram podem me pedir pelo e-mail: dr.matheusmatos@hotmail.com . Estou a disposição no que precisarem! Abraços!

      Excluir