quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cine Clube Arte entre Povos traz cinema ao ECLB no dia 5 de Agosto


No dia 5 de agosto (Sábado), o Espaço Cultural Luciano Bastos recebe o Cine Clube Arte entre Povos, com sessões especiais com entrada gratuita. O evento faz parte da programação do 8º Circuito Cultural Arte entre Povos em Bom Jesus do Itabapoana.


O primeiro filme será As Aventuras do Príncipe Achmed, que terá início às 17h. Também serão exibidos dois documentários produzidos em Bom Jesus do Itabapoana pelos cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar: Usinas, Santas e Sonhos, às 18h30min e Ecos de um Carnaval, às 20h. 

Confira a programação:


17h - As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achmed) – Alemanha, 1926 

Animação - Aventura - Romance - Fantasia
Direção: Lotte Reineger
Roteiro: Lotte Reineger
Duração: 65min. 

As Aventuras do Príncipe Achmed é um dos mais antigos filmes de animação da história do cinema. Ele foi realizado com a animação silhueta, técnica que a pioneira diretora alemã Reiniger tinha inventado, de manipular recortes de papelão e folhas finas de chumbo sob uma câmara. A história é baseada em "As Mil e Uma Noites", especialmente "a história do príncipe Ahmed e a fada Paribanou". Imperdível. 







18h30min - Santas, Usinas e Sonhos (2016)
Documentário
Direção: Phillip Johnston
Produção: Rocio Salazar

Aborda a ascenção e queda das usinas de cana de açúcar nas localidades de Santa Maria e Santa Isabel, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ.

Confira a página Santas, Usinas e Sonhos, no facebook, aqui.




Bonecos gigantes do Tupy. Foto Phillip Johnston


















20h - Ecos de um Carnaval (2017)
Documentário
Direção: Phillip Johnston

Lançamento
Um olhar sobre o carnaval de rua tradicional de Bom Jesus do Itabapoana, município do norte fluminense, através de seus personagens. Pessoas que fizeram história e continuam fazendo a folia.


Antonio Francisco de Paula, artesão de bonecos gigantes, o Toninho do Tupy, carrega viva a história do carnaval bonjesuense. Foto Phillip Jonston.










Confira a página Ecos de um Carnaval, no facebook, aqui.





Phillip Johnston é cineasta brasileiro, Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, membro da equipe do Ramal Cineclube (SESC Engenho de Dentro, Rio de Janeiro). Realizador de oficinas de cinema para crianças e jovens, dirigiu diversos documentários no Brasil e no Peru, incluindo Preservação das Imagens em Movimento (2008), menção honrosa do júri ABD&C durante a XIII Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro). Como produtor, trabalha, há dez anos, com a peruana Rocío Salazar.



Rocío Salazar é peruana, bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela UNI-RIO. Pós-Graduada em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino-Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino-americanos de fala hispânica com o Brasil. Curadora de duas edições da mostra Raízes Negras Latino-Americanas (2006 e 2009). Produtora executiva dos documentários. Desde 2014 se dedica a criação de projetos educativos em audiovisual e produção.








Cine Clube Arte entre Povos
Dia 5 de agosto de 2017
A partir das 17h
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
         Pça. Amaral Peixoto 13
         Bom Jesus do Itabapoana - RJ
         https://www.facebook.com/eclb.cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário