terça-feira, 24 de maio de 2016

Vice-Diretora do ECLB se qualifica em curso de Aperfeiçoamento de Gestão Pública e Agenciamento Cultural


No dia 21 de maio, na Biblioteca Parque do Rio de Janeiro, realizou-se o encerramento do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais - PADEC Edição 2015, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Paula Bastos e sua tutora, Ana Sobral

Alunos das regiões norte e noroeste fluminense: turma 01

A Vice-Diretora do ECLB, Paula Bastos, participou, junto com outros alunos das regiões noroeste e norte fluminense, da turma 01, que contou com o apoio da tutora Ana Sobral.




Para elaboração de seu artigo de fim de curso, Paula recebeu a orientação da museóloga Mariana Várzea, que foi Superintendente de Museus no Estado do Rio de Janeiro. Confira o resumo do artigo:


História, Cultura e Identidade(s) no Noroeste Fluminense - Como os museus podem fortalecer essa reflexão?
Um estudo de caso: o Espaço Cultural Luciano Bastos


A região noroeste fluminense é constituída por 13 municípios, possuindo um histórico comum de ocupação do território a partir de colonizadores mineiros, desenvolvendo uma importante economia cafeeira no século XIX. Seu patrimônio cultural é diversificado, destacando-se os festejos populares, a cultura popular e a música. Os museus existentes na região estão localizados nos municípios de Aperibé, Miracema, Natividade, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana. O Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), em Bom Jesus do Itabapoana, foi abordado como estudo de caso para detectar como as instituições museológicas da região refletem e dialogam com a cultura em seu território. Constituído em uma área histórica, o ECLB está situado em antigo prédio onde funcionou o antigo Colégio Rio Branco (CRB). Seu acervo é variado, composto principalmente de objetos, documentos e fotos do CRB, além de maquinário de antiga gráfica de imprensa local. Muitos visitantes ex-alunos se emocionam ao reviver tempos de um passado, expressando a importância da permanência do ECLB. Diversas atividades culturais como apresentações musicais, lançamento de livros, oficinas, exposição de artesanato, dentre outros, acontecem ao longo do ano. O ECLB tem proporcionado espaços de reflexão sobre a(s) identidade(s) e memória da população local e regional, e uma integração entre os museus da região poderia fortalecer e ampliar essas ações.

Palavras-chave: instituições museológicas; museus; noroeste fluminense; Espaço Cultural Luciano Bastos.




Encerramento ocorreu no Teatro da Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro



Mestre Nico, de Santo Antonio de Pádua, apresentou o tradicional Mineiro-Pau


Apresentação do Mineiro-Pau


Paula Bastos confere a pesquisa de Dulce Tupy sobre as Folias em Saquarema


Paula Bastos e Rodrigo Rangel, de Tanguá: representantes no Sistema Estadual de Museus-RJ


Confira a notícia do encerramento do curso na página da Secretaria Estadual de Cultura (SEC):
http://www.cultura.rj.gov.br/materias/encerramento-do-curso-de-formacao-de-gestores-e-agentes-culturais-reune-realizadores-na-biblioteca-parque-estadual



Nenhum comentário:

Postar um comentário