terça-feira, 21 de outubro de 2014

AV. PADRE MELLO: NOSSA PRIMEIRA AVENIDA

Residência do Padre Mello na Avenida que leva seu nome 

atualizado em 29.10.2021

Pesquisar a cidade de Bom Jesus, para nós, não é apenas pesquisar e fixar a memória local, é também um ato de amor a nossa cidade. Com nossas pesquisas ao acervo do ECLB aprendemos cada vez mais sobre nossa história, impressa nas muitas páginas dos jornais antigos doados a Luciano Bastos por Pedro Gonçalves Dutra, que pertenceram ao seu pai, o historiador Antonio Souza Dutra.

Ao pesquisar o primeiro jornal de Bom Jesus, organizado em livro por Luciano Augusto Bastos, ficamos encantados com Sílvio Fontoura, redator do Itabapoana, que registra as dificuldades e os progressos de uma Bom Jesus do início do século, que desejava ardentemente recuperar sua autonomia.

Até 1906 os pontos centrais de nossa cidade eram a Praça Principal (Praça Governador Portela) e o Alto Santa Rita (Praça Amaral Peixoto) e se destacavam as ruas Tte. José Teixeira (ex-rua Soledade), a rua dos Mineiros (Rua Gonçalves da Silva), Beira-Rio (Rua 15 de Novembro) e a rua da Ponte, que dava acesso à antiga Ponte de Madeira, que nos ligava a Bom Jesus do Norte.

Na edição de 21.10.1906, há portanto 108 anos, o Itabapoana anuncia a inauguração de nossa Primeira Avenida:

"Bom Jesus também vai ter uma avenida, e a sua inauguração não está longe, pois a 1º de Novembro próximo será ela entregue ao trânsito público.

Vamos ter avenida!

Por aí fora parecerá a muita gente que estamos caçoando, que não temos “quigombô” em tal quantidade que possamos do pé para a mão rasgar uma avenida, quando é uma verdade o que ora anunciamos.

É bem certo que não é ela edificada à maneira da sua parente do Rio, mas nem por isso deixa de ser bonita com o seu esmeraldino renque de árvores e agradável com a passagem livre da brisa das florestas.

De modo que, ao nascer de Novembro, já as nossas famílias terão um logradouro público dos mais aprazíveis; o que é muito para se cumprimentar o sr. Padre Mello, que teve essa magnífica ideia e tanto trabalhou para torná-la uma realidade.

Avenida da Mocidade será o seu nome, como é da vontade do sr. Padre Mello, muito embora entendam outros que mais lhe convinha o nome do ilustre sacerdote que a traçou."




Na edição de 28.10.1906, o Itabapoana publica o artigo A Avenida:

"Está por dias a inauguração da nossa avenida, da nossa rua de luxo, ali assim à entrada desta pitoresca e querida terrinha, que todos nós queremos do fundo d'alma, que todos nós desejamos próspera, alegre, feliz, dentro do seu largo círculo de montanhas.

É bem do conhecimento de todos que essa que a 1º de Novembro será entregue ao trânsito público, a avenida "Padre Mello" ou da "Mocidade", não é uma lindeza, não é nenhuma coisa que se admire; mas embora sem edifício algum, sem este ou aquele encanto natural, ela é, não há de negar, um melhoramento, porque é uma rua feita a capricho e mais, porque é no ponto em que está traçado o melhor passeio para as nossas famílias.

O sr. padre Mello, que a rasgou, deve estar satisfeito com o seu empreendimento, e eu o felicito francamente."


Segundo relato do pároco, a avenida foi aberta numa capoeira, e seu nome seria "Avenida Mocidade". Entretanto, Silvio Fontoura, jornalista campista que aqui em Bom Jesus estava à frente, na época, do jornal Itabapoana, não aceitou a denominação e, após acirrado duelo, venceu a “Avenida Padre Mello”.




               A seta amarela mostra a atual Av. Padre Mello



Nenhum comentário:

Postar um comentário