domingo, 21 de setembro de 2014

"A História do Rola-Pau contada por Mãe Dolores", de Elicio Freitas

Em 1977 a Divisão de Folclore do Estado do Rio de Janeiro recolheu, em Bom Jesus do Itabapoana, a lenda de uma ave considerada de mau agouro, o rola-pau.

Essa história, narrada em versos pelo poeta popular Elício Freitas, ficou registrada em uma publicação mimeografada pela Divisão de Folclore, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.



Nos versos, "aparecem nomes de figuras da sociedade bonjesuense dos quais o autor se valeu como 'testemunhas' do ocorrido". Nomes conhecidos como do radialista Brandão, Salim, Noé Vargas, Bendia, Athos Fernandes, Ediniz da O.P.P.C, Pedro Dutra, João Garrincha, Aurinho e Zé Maria fazem parte dessa história.

O rio Itabapoana serve como meio de transporte para que se possa chegar à casa de Mãe Dolores, na Fazenda da Limeira, Serra do Garrafão.

Outros lugares como Rosal, Santo Eduardo, Santa Maria e Usina Santa Izabel aparecem nos versos, e em Bom Jesus, a Praça Governador Portela e a Rua dos Mineiros fazem parte do cenário da trama.



O lançamento da obra em Bom Jesus do Itabapoana ocorreu em janeiro de 1978, na Lanchonete Tony's, localizada na Praça Governador Portela, quando Elicio Freitas realizou noite de autógrafos.




Se você quer conhecer mais dessa história, visite a Biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos e saiba o que Mãe Dolores contou para os membros da caravana.

FREITAS, Elicio. A História do Rola-Pau contada por Mãe Dolores. Divisão do Folclore - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Secretaria do Estado de Educação e Cultura. Rio de Janeiro, outubro de 1977.

Registro Biblioteca ECLB:
BJ81
F862


Atualizado em 11.08.2020
Texto e pesquisa: Paula Borges Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário