quarta-feira, 15 de maio de 2013

ECLB RECEBE DOAÇÃO DE ACERVO DE JORNAIS A VOZ DO POVO




           Uma noite marcante para o Espaço Cultural Luciano Bastos!

        Assim se pode descrever a noite de segunda-feira, 13 de maio, durante a entrega da doação de exemplares de A Voz do Povo colecionados pelo sr. Alípio Garcia de Campos. 

      Os irmãos Maria Cândida Borges de Campos e Dr. José Francisco Borges de Campos, filhos de Alípio Garcia, ex-alunos do antigo Colégio Rio Branco - hoje Espaço Cultural Luciano Bastos, visivelmente emocionados ao chegar, percorreram as antigas salas, relembrando a época em que lá estudaram.







          Dr. José Francisco Borges de Campos. Foto de quando prestou Exame de Admissão no Rio Branco, logrando o 1º lugar.







Jornais A Voz do Povo colecionados e encadernados por Alípio Garcia foram doados pela família ao ECLB


Os jornais doados circularam entre 1940 e 1960 em Bom Jesus e região


Prof. Maria Áurea Hobaica ao lado dos irmãos Dr. Gino Bastos e Claudia Bastos, Diretora do ECLB, e dos irmãos Dr. José Francisco Borges Campos e Maria Cândida Borges Campos.


        Ex-aluna do Colégio Rio Branco, a Prof. Maria Áurea Megre Hobaica foi, por muitos anos, também Professora  do Colégio. Afilhada de Alípio Garcia, teve a sensibilidade de fazer a intermediação da doação dos jornais feita pelos familiares ao ECLB.

        


Dr. José Francisco encontrou-se no ECLB com Maria Prestes, esposa de Luiz Carlos Prestes


     Nessa noite, o ECLB recebeu também uma visita histórica: Maria Prestes, esposa de Luiz Carlos Prestes, que estava em nossa cidade para o lançamento de seu livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, organizado pelo IFF Bom Jesus.

Professor de História do IFF Luciano Rezende, professores da instituição e Maria Prestes


Maria Cândida Borges Campos, Dra. Nísia Campos, Diretora do Jornal A Voz do Povo, Dr. José Cabral de Mello, Dr. José Francisco Borges Campos e Prof. Maria Áurea Megre Hobaica.


             O Dr. José Francisco Borges de Campos, atual diretor do Instituto do ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência), num discurso empolgado e generoso, falou dos exemplos de vida de seu saudoso pai, Alípio Garcia de Campos, e de uma Bom Jesus antiga, cheia de dificuldades mas com pessoas extremamente desejosas de enfrentá-las.
           Certamente essa noite ficará gravada para sempre nos corações de todos que lá estiveram presentes.


Dr. José Francisco Borges, Claudia Bastos (ECLB), Prof. Maria Áurea Hobaica, Martha Salim (Diretora de Cultura) e Dra. Nísia Campos (representante do jornal A Voz do Povo e Presidente do ILA)



     O ECLB agradece a doação do acervo, de grande importância para a memória de nossa cidade.









      O evento fez parte da programação do ECLB durante a 11ª Semana de Museus, iniciada na parte da manhã, com a abertura da Exposição "Colecionar Para Quê?".







                         


2 comentários: