![]() |
Jornal O Norte Fluminense, 08/01/1961 |
VANDA CAMPOS
No dia 14 de dezembro de 1960, a normalista Vanda Campos, de Apiacá, participou da festa de formatura da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, em Campos dos Goytacazes, onde recebeu o grau de professora. Vanda fez parte da 15ª turma da Escola de Professores do educandário campista, e após formada passou a dar aulas em uma Escola Pública em São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul.
A Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora
O Auxiliadora, como é conhecido o educandário, começou a ofertar o Curso Normal em 1940. Ao oferecer a possibilidade de as estudantes utilizarem seu sistema de internato, possibilitou que muitas jovens de outros municípios aí estudassem. Entre 1943-1961 passaram pelos bancos escolares da formação de professores desse educandário jovens das seguintes localidades do Vale do Itabapoana*: Bom Jesus do Itabapoana (5 alunas), São José do Calçado (1 aluna), Mimoso do Sul (2 alunas)**, Muqui (1 aluna), Alegre (1 aluna).
Os pais de Vanda em Apiacá
Os pais de Vanda Campos eram Dona Dermontina da Silva Campos e o sr. Antonio Pereira Campos.
Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)***, o sr. Antonio Pereira Campos foi um dos vereadores da primeira Câmara Municipal da recém emancipada Apiacá****. Naquela época o cargo de vereador não era remunerado. Durante seu mandato, em 1962, atuou interinamente como Presidente da Câmara e logo em seguida assumiu como Prefeito municipal, quando os ocupantes desses cargos se licenciaram por regra eleitoral para nova candidatura.
Considerado "um homem honrado por todos os meios e modos", o pai da professora Vanda tinha intensa participação na sociedade apiacaense, como poder ser observado pelas matérias publicadas na coluna "Noticiário de Apiacá", no jornal O Norte Fluminense durante a década de 1960.
Em 1966, o sr. Antonio Pereira Campos faz parte da Comissão organizadora da Festa de Sant’Ana e também integra a Comissão de dirigentes e associados da Cooperativa de Lavradores do Vale do Itabapoana S/A. Sediada em Apiacá, a Cooperativa enviou uma comissão de 12 pessoas à Guanabara para reunião com o Ministro Chefe do Serviço de Defesa Animal e com o Presidente do Instituto de Açúcar e do Álcool, para tratar de assuntos da cooperativa e dos lavradores da região.
Em 1968, o sr. Antonio ocupava o cargo de delegado de polícia em Apiacá.
OUTRAS NORMALISTAS DE APIACÁ FORMADAS NA DÉCADA DE 1960
Em Bom Jesus do Itabapoana, na década de 1950, o curso normal começou a ser ofertado por dois educandários que passaram a receber jovens de todo o Vale do Itabapoana: o Ginásio Rio Branco, em 1951, e o Ginásio Zélia Gisner, em 1958.
Em 1965, as normalistas de Apiacá que colaram grau pela Escola de Professores anexa, foram:
- No Ginásio Rio Branco: Therezinha Aparecida Amâncio, Ailtes e Alinéia Xavier, Ana Maria Glória Silva e Paulita Barreto Alves Brito.
-
No Ginásio Zélia Gisner: Maria Celina Henriques Tebaldi, Zuleika Rangel, Ana
Maria Silva, Lícia Silva, Maria Madalena Gonçalves
No ano de 1967, as alunas de Apiacá que colaram
grau de professora na escola anexa do Ginásio Rio Branco foram: Maria das
Graças Gomes, Maria Alice Gomes Almeida, Maria Amelia Gomes Dias, Maria das
Graças G. Figueiredo, Maria Dinorah Correa, Maria Ortiz Chirice Laurindo.
___
* Dentre as normalistas que se formaram nesse período, quatro passaram a atuar em Escola Pública em Bom Jesus do Itabapoana. São elas: Irma de Moraes Ribeiro e Delva Terezinha de Carvalho, da turma de 1949, e Maria Barreto de Salles e Yeda Maria Fitaroni, da turma de 1959.
** Em um dos registros o município está mencionado como João Pessoa, indicando que a aluna deve ter integrado uma das primeiras turmas do curso normal, sendo sua entrada anterior a 1944, quando se deu a mudança de nome do município para Mimoso do Sul.
*** Em 1961 o sr. Antonio Pereira Campos assumiu a 2ª Vice-Presidência do Diretório Municipal do PTB de Apiacá.
**** O município de Apiacá foi instalado em 29/01/1959. A Primeira Câmara Municipal foi composta pelos seguintes vereadores: Raimundo Dutra Bessa, Nilo Peçanha de Oliveira, Olympio Correia de Miranda, Antonio Pereira Campos, Algemiro de Assis Vargas, Hailton Pedrosa e Francisco Silveira Figueiredo.
___
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ESCOLA de professores do Ginásio Rio Branco. Disponível em: https://espacoculturallucianobastos.blogspot.com/2019/10/escola-de-professores-do-ginasio-rio.html
HISTÓRIA do Colégio Zélia Gisner. Disponível em: https://onortefluminense.blogspot.com/2017/04/historia-do-ginasio-zelia-gisner.html
KNEIPP, Nísia Campos Teixeira (org.). Apiacá, A Cidade Sonhada (Noticiário de Apiacá, Jornal O Norte Fluminense), 2012.
LOPES, Ivone Goular. O projeto educativo das Salesianas na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, Campos/RJ, e a tessitura da identidade da professora católica: 1937-1961. Tese (doutorado)- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2013. Disponível em: https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1111622_2013_completo.pdf
NOVAS professoras. Jornal O Norte Fluminense, Bom Jesus do Itabapoana, RJ, 08/01/1961.
NOTICIÁRIO DE APIACÁ. Jornal O Norte Fluminense, Bom Jesus do Itabapoana, RJ. 17/04/1960; 28/08/1960; 05/03/1961; 26/08/1962; 23/09/1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário