terça-feira, 14 de outubro de 2025

1968: Colégio Rio Branco recebe visita do Inspetor Seccional do Ministério da Educação e Cultura

Diretor Dr. Luciano Bastos, Prof. Dr. Francisco Baptista de Oliveira, Inspetor Seccional do MEC Dr. Nelson França (centro), Diretora Maria do Carmo Baptista de Oliveira (D. Carmita) durante visita ao Colégio Rio Branco. 11.11.1968.

O Colégio Rio Branco recebeu, no dia 11.11.1968, a visita do Inspetor Seccional do MEC Dr. Nelson França da Silva. Ele representava o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e veio acompanhar o funcionamento da escola, o processo de ensino e a frequência e os resultados na aprendizagem dos alunos. Durante o encontro com os Diretores Luciano Bastos e Maria do Carmo Baptista de Oliveira, e professores Dr. Francisco Baptista de Oliveira, Alzira Seródio Amim, Vera Lúcia Barbosa Gomes, Maria Áurea Megre Hobaica e Stella de Aguiar Mascarenhas, o Inspetor conheceu toda a escola.












 




































































































Abaixo, um trecho de uma entrevista feita por alunos do Colégio com o Dr. Nelson França, publicada no Jornal Estudantil A Voz do Estudante, edição de maio de 1969:

"Entrevista que muito nos honra

O entrevistado do mês foi o Ilmo. Dr. Nelson França da Silva, DD. Inspetor Seccional de Niterói e Campos e Coordenador da Colted – Est. Rio de Janeiro.

Foi organizada pela Diretora do nosso jornal (Maria do Socorro) uma série de tópicos versando sobre assuntos atuais e encaminhada ao ilustre Inspetor Seccional Dr. Nelson França da Silva, que no-la devolveu com as suas brilhantes respostas, como seguem abaixo:

- Como definiria Educação?

R: Toda definição é incompleta. Prefiro a de Dewey: Educação é vida. Também: Educação é preparação para a vida (Mas – Educação é vida – define tudo. Não acha?)

- Baseando-se em sua experiência e grandes conhecimentos, qual o “recado” que enviaria à nossa juventude?

R: Meu recado à juventude: que permaneça como é: pura de sentimentos, idealista, confiante, entusiasta, alegre, desportiva, desinibida, amante das artes, das letras e das ciências, mas não esquecendo que o DIREITO DE CADA UM TERMINA ONDE COMEÇA O DO OUTRO."




Nenhum comentário:

Postar um comentário