A antiga Gráfica Gutemberg, na rua Buarque de Nazareth. À direita, a Foto Gráfica, onde os irmãos Darcy e Humberto Boniolo iniciaram a arte da fotografia. No alto, ficava o material de composição do jornal O Norte Fluminense. A oficina tipográfica funcionava nos fundos da loja.
Foto: Acervo Espaço Cultural Luciano Bastos
Anúncio de 1957 com o slogan da Gráfica "A Casa dos bons presentes", veiculado no jornal A Voz do Povo.
Na parte dos fundos da Gráfica funcionava a Oficina Tipográfica que imprimia o Jornal O Norte Fluminense, em antigas máquinas impressoras, a partir de letras de metal, num processo manual. Ali também eram produzidos cartões de visita e de casamento, talões, cartazes e outros papéis impressos. No alto do prédio, ficava o material de composição do jornal.
Funcionários na oficina tipográfica do jornal O Norte Fluminense.
Da esquerda para a direita: Edalmo, Jose Eufrásio e João Batista Tavares. Atrás, Claudio sobre a antiga impressora Alauzet, do séc. XIX.
A Gráfica funcionou até 2003, quando encerrou suas atividades após o falecimento de Esio Bastos. O prédio foi vendido, sendo em seu lugar construído um edifício que num primeiro momento preservou a memória do local através de seu nome: Edifício Gráfica Gutemberg, tendo posteriormente o nome alterado.
Separamos, abaixo, uma seleção anúncios da Gráfica Gutemberg, publicadas em décadas passadas nos Jornais O Norte Fluminense e A Voz do Povo, acervo Espaço Cultural Luciano Bastos.