sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Projeto de Extensão do Curso de Engenharia de Computação apresenta maquete virtual do Colégio Rio Branco

Alunos e professores do curso de Engenharia de Computação do IFF- Bom Jesus, Claudia Bastos, diretora do ECLB e Adilson Figueiredo, do Conselho de Patrimônio de Bom Jesus.

Professor Eduardo Moreira

Ontem (14), alunos e professores do curso de Engenharia de Computação do IFF-Bom Jesus, apresentaram os resultados do projeto de extensão “Relatos e Rotas”, e a criação de modelagem da maquete em 3D do antigo Colégio Rio Branco. Estiveram presentes Claudia Bastos, diretora do ECLB, e Adilson Figueiredo, membro do Conselho de Patrimônio. O ECLB agradece a acolhida e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto que vem sendo desenvolvido. Parabéns pela iniciativa!

Segundo o Professor Eduardo Moreira, a humanização da tecnologia ajuda a construir espaços virtuais dotados de história e memória, que articulem tradição com inovação,  passado, presente e futuro. Através de ferramentas educacionais que tenham uma linguagem estética acessível e agradável ao público de todas as idades, pode-se unir entretenimento com fortalecimento do pertencimento e do enraizamento social, com a valorização da memória e da história comunitária e dos patrimônios culturais locais.

“Relatos e Rotas” é um Projeto inter, multi e transdisciplinar de curricularização da extensão, com participação dos Professores Fabrício B. Gonçalves, Ana Cecília Soja, Ana Mara de O. Figueiredo, Anderson V. da Silva, Eduardo Moreira, Halisson José Soares da Rocha, Rafael Artur de Paiva Gardoni e  Rogério Ribeiro Fernandes.

Professores Fabrício Barros Gonçalves e Eduardo Moreira

Tudo começou a partir de uma visita guiada, em março/2023, organizada pelo Conselho de Patrimônio local (Veja aqui), que saiu do ECLB em direção ao Centro Histórico de Bom Jesus, e foi acompanhada pelo Professor Rogério Fernandes, do IFF Bom Jesus e um grupo de alunos do curso de Engenharia de Computação e Técnico de Informática. 

Tendo como objetivo introduzir a Educação Patrimonial e a criação de produtos tecnológicos, o Projeto visa a preservação e manutenção dos patrimônios culturais, naturais e mistos de Bom Jesus e região.

Prof. Rogério Fernandes e alunos durante a visita guiada que teve início no ECLB, no dia 29.03.2023.

Durante a apresentação, o estudante Lucas realizou um histórico das atividades realizadas

O Espaço Cultural Luciano Bastos foi escolhido como o primeiro patrimônio a ser trabalhado. Através da Plataforma Godot, de criação de jogos virtuais, o grupo começou a idealizar uma visita virtual ao antigo Colégio Rio Branco, recriando a cultura escolar da época, no formato de um jogo. Foram escolhidos três ambientes do Colégio para modelagem da maquete em 3D utilizando as técnicas da computação gráfica: a biblioteca, a sala de aula e a sala do diretor Luciano Bastos,

"O objetivo é continuar construindo uma rede patrimonial virtual. O Colégio Rio Branco é só o começo do Projeto", completou Lucas.

Visitando as salas expositivas do ECLB, no dia 28.09.2023

Entrevistando Claudia Bastos na biblioteca do ECLB, no dia 23.11.2023

Os estudantes estiveram algumas vezes no ECLB para entender como os espaços eram utilizados, fotografaram o prédio e os ambientes, e entrevistaram ex-alunos e ex-professores, coletando memórias e informações para o banco de dados.

“Vamos pegar todas essas histórias contadas, as memórias materiais, e recriar nos jogos, para que as pessoas possam se ver nesses jogos, dentro do universo que estamos montando, e isso é magnífico”, conta o graduando Edivan, entusiasmado. 


“Entrevistamos profissionais que trabalharam no Rio Branco em períodos históricos diferentes, e a gente consegue ver também a evolução do Brasil, o contexto histórico vivido quando as histórias foram contados. Quando a gente pega todas essas memórias, fica algo fenomenal", conta Edivan.

Professor Fabrício Barros Gonçalves

Segundo o Professor Fabrício Gonçalves, “esse é um trabalho desafiador do ponto de vista pedagógico, porque juntar quatro disciplinas não é uma tarefa fácil, principalmente quando se introduz uma tecnologia nova", 


O Espaço Cultural Luciano Bastos preserva a memória do Colégio Rio Branco (1920-2010)



Nenhum comentário:

Postar um comentário