sexta-feira, 15 de outubro de 2021

PRESERVAÇÃO DE ACERVO: PROGRAMA DE DIGITALIZAÇÃO

Digitalização de acervo audiovisual: Tais Borges do Carmo 


DOCUMENTOS SONORO E AUDIOVISUAL

O ECLB possui extenso acervo sonoro e audiovisual que preserva valioso registro da memória escolar do Colégio Rio Branco e da história e memória da região do Vale do Itabapoana.

Esse acervo foi, em grande parte, produzido em equipamentos e formatos que, com as constantes transformações e produção de novas tecnologias, foram se tornando obsoletos e praticamente sem uso na era atual. Muitos desses objetos foram apresentados aos visitantes do ECLB, na exposição “Objetos Esquecidos no Tempo” ( saiba mais ), tais como câmaras filmadoras tipo super 8, rolos de filme, slides e monóculos, para citar apenas alguns.

Em 2014, o ECLB iniciou um Projeto de Conversão Digital de seu acervo. A transformação dos registros analógicos para formato digital permite ampliar as condições de preservação do conteúdo, além de torná-lo mais acessível a pesquisadores e público em geral.

O projeto contou com o apoio da bibliotecária Lilia Willian Gonçalves que, além de fazer a doação de equipamento que permite a conversão do acervo armazenado em fitas VHS para formato disponível em DVD, orientou a equipe envolvida sobre seu manuseio.

A execução do Projeto ficou a cargo de Tais Borges do Carmo que, de forma voluntária, atuou no ECLB, realizando a conversão do conteúdo de mais de 100 fitas VHS para DVD, entre os anos de 2014 e 2015, e que em 2021 retoma as atividades para ampliar o processo de digitalização do acervo audiovisual e sonoro.

Para o conteúdo sonoro gravado em fitas cassete, o ECLB adquiriu um conversor específico e, nos anos de 2017 e 2018, com o apoio dos bolsistas do Projeto Jovens Talentos (FAPERJ), Larissa das Neves e Kirkis Viana, alunos da E.E. Euclides Feliciano Tardin, e sob orientação de Paula Bastos (IFF), realizaram a conversão de gravações de 30 fitas cassetes para o formato digital MP3 ( saiba mais ).

 

O acervo do ECLB contém fitas cassetes com entrevistas realizadas por Luciano Bastos
sobre diversos temas relacionados com a memória do Vale do Itabapoana.


No ano de 2021, buscando manter permanentemente atualizado o acervo audiovisual nas novas tecnologias, iniciou-se processo de conversão do acervo em DVD para formato MP4. Alguns desses vídeos estão sendo editados para disponibilização no canal do ECLB no YouTube ( acesse aqui ). O primeiro deles, de 1987, apresenta a Solenidade de Formatura do Colégio Rio Branco, no Cine Monte Líbano, e está dividido em duas partes: 

Formatura do Colégio Rio Branco, 1987 - Parte 1

                                            Formatura do Colégio Rio Branco, 1987 - Parte 2

FOTOGRAFIAS (REGISTROS ICONOGRÁFICOS)

Com uma estimativa de mais de 10 mil fotografias referentes à memória escolar e da região, o projeto de digitalização desse acervo do ECLB foi iniciado em 2011-2012, sendo retomado em 2012. Entre os anos 2011-2012 e 2017-2019, o projeto contou com o apoio de bolsistas do Projeto Jovens Talentos (FAPERJ), estudantes da E.E. Euclides Feliciano Tardin, que desenvolveram suas atividades sob orientação de Paula Bastos (IFF) (saiba mais aqui , aqui e aqui ). Até o momento foram catalogadas e digitalizadas 1.500 fotografias.


PERIÓDICOS (HEMEROTECA)

No ano de 2021 foi iniciado o Projeto de Digitalização de Periódicos, começando pelos títulos das décadas de 1920 e 1930 que constam no acervo do ECLB, na perspectiva de facilitar a consulta aos pesquisadores e público em geral, mantendo a preservação dos jornais impressos. Confira a listagem completa de periódicos do ECLB  aqui .


Atualização em: 09/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário