quarta-feira, 5 de agosto de 2020

1970: COLÉGIO RIO BRANCO COMEMORA SEU CINQUENTENÁRIO (parte 1)


O Colégio Rio Branco foi fundado em 1920 na Rua Aristides Figueiredo, transferindo-se em 1930 para os "altos de Santa Rita", atual Praça Amaral Peixoto, encerrando suas atividades em 2010. 
Foram 80 anos passados nos muros desta construção que se destaca no centro da cidade e foi construída no século XIX, acompanhando praticamente toda a história da cidade. Hoje o Espaço Cultural Luciano Bastos guarda as memórias da escola e da região. 


Em 1970, o Colégio Rio Branco preparou-se para comemorar seu cinquentenário, sob a direção de Luciano Bastos. As festividades tiveram início no dia 02 de março e transcorreram até o mês de setembro.




"Segunda-feira, dia dois de março de 1970, primeiro dia de aula do ano do cinquentenário. No salão dos professores, reunidos estes juntamente com os Diretores Dr. Luciano Augusto Bastos e Prof. Maria do Carmo Baptista de Oliveira, além de auxiliares de administração, usou da palavra o primeiro para dizer que o início do ano letivo de 1970 possuía significado especial eis que nele se festejará meio século de fundação do Colégio Rio Branco. E confraternizando com todos os professores e auxiliares desejava marcar o início do ano com o oferecimento de uma taça de champagne aos presentes. D. Carmita, sob palmas, espocou o champagne, em momento de emotividade. Estava assim, tão singelamente, iniciado o ano do cinquentenário!"





Acima se vê a página do Jornal A Voz do Estudante, publicado em abril de 1970, contendo, além do Quadro de Honra, uma redação da aluna Luzia Borges Coutinho sobre o cinquentenário do Colégio




Na mesma edição do Jornal A Voz do Estudante, o aluno Eber Teixeira de Figueiredo entrevista o professor Dr. José do Canto Mascarenhas


Anúncio no mesmo jornal traz a notícia de que ex-alunos se mobilizam para a realização de uma "artística gruta de Lourdes" no pátio, e que já está em curso a corrida para a escolha da Rainha do Centenário entre as alunas do Colégio.



No dia 28 de junho, às 20h, com a presença de todo o seu corpo docente e discente , ex-alunos, diretores e autoridades civis, religiosas e de ensino, deu-se início às festividades do seu Jubileu de Ouro, com a seguinte programação:

1- Saudação a Dom Antonio de Castro Mayer, Bispo da Diocese de Campos, pelos alunos. 2- Saudação proferida pelo Dr. Francisco Baptista de Oliveira em nome dos diretores e professores. 3- Canto pelos alunos do Curso Normal, regido pelo Professor Dr. Ilis Carlos Machado, de adaptação de um trecho de "Cavalaria Rustiana". 4- Conferência do Sr. Bispo, e após entrega de lembrança. 5- Palavras de agradecimento do Dr. Luciano Bastos. 6- Encerramento da solenidade com o Hino do Colégio.


Saudação do Dr. Francisco Baptista de Oliveira, vendo-se o diretor Luciano Bastos, padre Francisco Apoliano e Ediniz Pereira Campos.



Conferência do Bispo Dom Antonio de Castro Mayer


Agradecimento do Dr. Luciano Bastos. Na mesa, Dr. Helio Bastos Borges, Inspetor Federal de Ensino, João da Silva Baptista, Prefeito de Bom Jesus do Norte, Jorge Assis de Oliveira, Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Bispo Dom Antonio de Castro Mayer e Dr. Francisco Baptista de Oliveira.


No dia seguinte, 29 de junho, foi inaugurada a Gruta de N. Sra. de Lourdes, no pátio interno do Colégio, uma oferta dos ex-alunos do educandário, que, desse modo, desejavam participar das festas do cinquentenário. A inauguração e a entronização das imagens foi procedida por Monsenhor Ovídio Simon, Vigário da Paróquia de São Fidelis. Logo após, foi oficiada Missa campal no pátio interno do Colégio.

Gruta de N. Sra. de Lourdes, no pátio do Colégio, uma oferta dos ex-alunos, inaugurada durante a abertura das festividades do Centenário. Foto atual.


Lembrança da bênção da Gruta, enviada pelo ex-aluno David Poubel do Carmo



No dia 15 de agosto, dando sequência aos festejos, foi promovida uma sessão solene em homenagem ao sr. Ministro da Educação, Jarbas Passarinho, que impossibilitado de comparecer, credenciou para seu representante o seu assessor, professor Delton de Mattos, ex-aluno do Rio Branco. Estiveram presentes o representante do Governador do Estado, o Vice-Governador Heli Ribeiro, o deputado estadual José Saad, o prefeito municipal Jorge Assis de Oliveira, vereadores, Inspetores Federais de ensino, autoridades, diretores dos demais colégios, professores e alunos.


Flagrante da chegada do Dr. Delton de Mattos, quando a Lira Musical do educandário, sob o comando do maestro Áureo Fiori, saúda o visitante.


Diretor Luciano Bastos, integrante da turma de 1942, de que fez parte o homenageado dr. Delton de Mattos, disse da honra em receber a visita do representante do Ministro da Educação, e da
alegria e ufanismo da Casa em ve-lo representado por um ex-aluno do Rio Branco.



Dr. Luciano Bastos cumprimentando o Prof. Delton de Mattos


Dr. Delton de Mattos não escondeu a sua imensa satisfação de estar sendo homenageado no local por cujos bancos passou como aluno, ali fazendo seu curso ginasial:

"Revejo com especial carinho os velhos mestres, os antigos colegas de turma, o velho casario do alto de Santa Rita, e fico com o desejo de voltar sempre! Que as comemorações do Cinquentenário possam alentar novas jornadas, dentro das agruras do mundo moderno."



Flagrante da recepção ao Professor Delton de Mattos, vendo-se: José Sebastião Vasconcelos Guerra, vereador Agostinho Boechat, vice-governador Heli R. Gomes, Prof. Delton de Mattos, D. Carmita, Dr. Luciano Bastos, prefeito Jorge Assis de Oliveira, Dr. Deusdedit Rezende








É permitida a reprodução do conteúdo deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário