quarta-feira, 5 de agosto de 2020

1970: COLÉGIO RIO BRANCO COMEMORA SEU CINQUENTENÁRIO (parte 2)

Hasteamento da Bandeira do Brasil pelo Diretor Luciano Bastos


D. Carmita, Dr. Luciano Bastos, Sebastião Alves da Silva, Prof. Ilis Carlos Machado e Prof. Willian do Couto Gonçalves.



O Colégio Rio Branco deu continuidade, no dia 19 de setembro, às festividades comemorativas do seu cinquentenário de fundação, iniciadas em março de 1970.

Às oito horas da manhã tiveram início as festividades da semana do cinquentenário. Presentes diretores, professores e alunos, em frente ao estabelecimento, fez uso da palavra a Diretora Prof. Maria do Carmo Baptista de Oliveira, dizendo do significado desse acontecimento. A seguir, ao som do Hino Nacional, cantado pelos presentes, foi hasteada a Bandeira da Pátria pelo Dr. Luciano Augusto Bastos. Após, a Bandeira do Estado do Rio de Janeiro, pelo Prof. Ilis Carlos Machado, Inspetor de Educação do Estado e Presidente dos festejos do cinquentenário, seguindo-se o hasteamento da Bandeira do Colégio Rio Branco pela Diretora D. Carmita, sendo cantado o Hino do Colégio.

Às 12h do dia 20 de setembro, o Colégio Rio Branco recepcionou ex-alunos e autoridade, promovendo almoço de confraternização num ambiente de festa, alegria e muita saudade

Luciano Bastos, prefeito Jorge Assis de Oliveira, Antonio Carlos Cunha e Dr. José Vieira Serodio.


Antonio Carlos Cunha, Luciano Bastos, Dr. Edu da Silva Batista e Jorge Assis de Oliveira.


Nanadir Ferreira Tatagiba, D. Carmita, Dr. Elio Nunes da Silva e Dr. João Assad.


Dr. Darcy Fraga de Campos, Ediniz Pereira Campos, Luciano Bastos, Jorge Assis de Oliveira e Dr. José Vieira Serodio (orador).



Às 20h , a Escola de Ballet Juliana Yanaklewa, de Niterói, se apresentou e encantou o público que superlotou as dependências do Aero Clube.



No dia 21 de setembro, às 9h, aconteceu a inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores do Colégio Rio Branco.



A Solenidade
Foi iniciada pelo Dr. Luciano Bastos que disse do significado do ato, quando o Colégio Rio Branco prestava justas homenagens a ex-diretores, que no passado tudo fizeram e deram de si, com idealismo e amor pela causa do ensino e pelo educandário. Após, foram descerrados os retratos dos ex-diretores: sr. Mário Bittencourt pela sua neta Katia Tavares Bittencourt; sr. Carlos Marques Brambila, pela sua sobrinha Emília da Conceição Brambila Kely; sr. José de Oliveira Borges por sua neta Maria Lúcia Borges; saudoso sr. José Mansur pela sua filha Maria da Penha Mansur, e finalmente o retrato do saudoso sr. Olívio Bastos pelo seu neto Gino Martins Borges Bastos.
A seguir usou da palavra o sr. Mário Bittencourt, que emocionado relembrou saudoso os primeiros anos de fundação do Rio Branco, dizendo do pioneirismo do educandário, o primeiro a dar cadernetas de reservista na região, o primeiro a dar Escola de Datilografia; o primeiro em trazer bancas examinadoras do Colégio Pedro II, etc. Foi um pronunciamento eloquente e muito aplaudido por todos.



Inauguração retrato de Mário Bittencourt por sua neta Katia Tavares Bittencourt.


Inauguração retrato de Carlos Brambila, por sua sobrinha Emília Conceição Brambila Kely


Inauguração retrato de José de Oliveira Borges, por sua neta Maria Lucia Borges


Inauguração retrato de José Mansur por sua filha Maria da Penha Mansur


Inauguração retrato de Olívio Bastos por seu neto Gino Martins Borges Bastos.


Confraternização Mário Bittencourt e José de Oliveira Borges 


Mário Bittencourt, bastante comovido, fez um discurso de improviso, gravado e e depois publicado no jornal A Voz do Estudante:

“Em primeiro lugar eu tenho uma mensagem de carinho e de amor ao Colégio Rio Branco. Um abraço de saudade pelo cinquentenário, completando hoje. Um abraço daquela que trabalhou convosco, Colégio Rio Branco, que orientou os vossos passos durante a infância. Essa é a mensagem de minha senhora, a Doca, para vós, Colégio Rio Branco. 

As maiores provas de amor são aquelas que as pessoas não a esquecem. E é por isso Colégio Rio Branco, nós que vivemos juntos há quarenta anos passados e em quarenta anos passados já é tempo bastante para dois companheiros de serviço esquecer perfeitamente um do outro. Mas só o amor, a amizade sincera, é que lembram e eu fui lembrado por vós.

Colégio Rio Branco, fostes o pioneiro da instrução neste torrão; fostes o pioneiro porque fostes o primeiro a dar à mocidade de Bom Jesus, diplomas de Datilografia; fostes o pioneiro porque fostes o primeiro em todo o território do município de Itaperuna a dar à mocidade de Bom Jesus, cadernetas de reservistas; e fostes o primeiro a conseguir Bancas examinadoras do Departamento Nacional de Ensino a vir aqui em nosso torrão, em nossa cidade, e fazer exames da mocidade bonjesuense e fostes o primeiro em todo o território do município de Itaperuna, na época, que enviastes alunos a exames no Colégio Pedro II e até Ginásios oficiais de Belo Horizonte. E fostes o primeiro porque nascestes, Colégio Rio Branco, com uma estrela e esta estrela iluminou e tem iluminado o vosso caminho; o vosso espírito alcantilado pode enxergar longe o caminho do dever, até que completastes hoje mais uma etapa de 50 anos de trabalho. E o maior amor que tenho por vós é que não deixastes a bandeira que recebestes nos dias de 1920, esta bandeira que ainda empunhais até hoje: a bandeira do trabalho, a bandeira da honestidade, a bandeira do civismo, a bandeira de um Brasil melhor, de um Brasil pra frente, que é a bandeira da nossa paz.”

Maria das Graças do Couto, Luciano Bastos, Dr. Francisco Baptista de Oliveira, D. Carmita, Mário Bittencourt, Dr. João José Assad e Vera Lúcia Barbosa Gomes.


As Professoras e irmãs Maria Júlia, Vera e Ana Maria Barbosa Gomes


No Salão de Festas, teve lugar festiva reunião às 10h, quando teve lugar a palestra da Dra. Creuza Boechat de Oliveira Magalhães, ex-aluna e ex-secrretária do Colégio Rio Branco.

Creuza Boechat de Oliveira, em foto no jornal O Norte Fluminense, 10/04/1940.


Trecho do discurso de Creuza Boechat de Oliveira


"Ao terminar o meu curso Ginasial neste educandário, ao receber o diploma de concludente da 4ª série, senti-me como aquela criança que ao receber um brinquedo tão sonhado, perdeu todo o seu encanto tão logo o sentiu em suas mãos. Sim, meus amigos, ao verificar que aquele fato representava para mim o não mais voltar às carteiras de minha sala e ao convívio de meus colegas, de meus professores, a sentir que não mais poderia correr brincando neste pátio que por tantos anos me recebeu de braços abertos, deixando, sem uma reclamação, que nele escrevesse com um simples pedaço de pau aquilo que ia em minha alma, e quantas vezes assim o fiz, senti-me completamente confusa e na condição do homem citado no Evangelho de Cristo, que acumulou grande tesouro na vida e que, ao morrer dele não se pode separar, como as parábolas do Mestre de que "onde estivesse o seu tesouro, aí estará o teu coração". E eu, naquele momento, senti que meu tesouro estava ali, no pátio, nas salas, nos corredores, no salão nobre, enfim, no meu Rio Branco.
Tenho a certeza que aqui ficou meu coração, pois aqui foi que encontrei em minha vida um dos maiores tesouros, que se concretizou nos ensinamentos que me foram transmitidos de amor à lealdade, à honestidade, à disciplina e à fraternidade."


Salão de festas, vendo-se entre outros Hildebrando Magalhães, Emília Brambila Kely, Sebastião Alfeu da Silva, Dr. Oliveiro Teixeira, Dr. João José Assad, Dr. Francisco Baptista de Oliveira, Osório Carneiro, Elias Chalhoub, Homero Serodio, Luciano Augusto Bastos, Maria da Penha Mansur, Mário Bittencourt, José de Oliveira Borges, Dra. Creuza Boechat de Oliveira e D. Carmita.



No dia 24 de setembro,  às 9h, foi oferecido um coquetel às autoridades e ex-alunos no Colégio. 

9h Coquetel às autoridades e ex-alunos


10h Palestra pelo ex-aluno Dr. José Vieira Serodio e pela Prof. Oraide Menezes de Carvalho, DD. Inspetora Seccional de Ensino



Na frente, Messias Baptista da Silva, Dr. Vero Batista, Dr. Esio Teixeira Lima, Dr. Deusdedit Tinoco de Rezende.



Encerrando as atividades da manhã, o momento histórico do apagar das velas do bolo do Cinquentenário.






Anúncio do resultado do Concurso da Rainha do Cinquentenário


Às 20h, no Aero Clube, Coroação da Rainha do Cinquentenário, aluna Rosane de Aguiar Mascarenhas, e das Princesas Yara Loureiro Laborne e Teresa Cristina Borges Alvarenga, seguindo-se após exibição do Canto Coral de ex-alunos, uma comovente homenagem à Diretora Técnica, a renomada Prof. Maria do Carmo Baptista de Oliveira, D. Carmita, que recebeu um medalhão de ouro, oferta dos ex-alunos, com expressiva e consagradora homenagem.

Rainha do Cinquentenário Rosane de Aguiar Mascarenhas ao lado do pai Dr. José do Canto Mascarenhas. 





Prof. Maria Áurea Megre Hobaica


Entrega de um medalhão de ouro a D. Carmita pela Sra. Leny Borges Bastos


Prof. Maria do Carmo Baptista de Oliveira, homenageada pelos ex-alunos.


No dia 26 de setembro, às 19h30 encerram-se as festividades com o emocionante desfile dos ex-alunos.

Dr. Francisco Baptista de Oliveira, Luciano Bastos, Ernesto Tavares Borges, Ruy de Moraes Borges 


Dr. José Fraga, Dr. Francisco Baptista de Oliveira, Luciano Bastos, Francisco Gomes de Figueiredo, Ernesto Tavares Borges, Ruy de Moraes Borges

Alunos do Curso Ginasial


Alunas do Curso Normal

Alunos do Curso Primário



Carro alegórico com a Rainha do Cinquentenário, Rosane Mascarenhas de Aguiar.








É permitida a reprodução do conteúdo deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário