quarta-feira, 20 de junho de 2018

Argentinos visitam o ECLB



O blog do jornal O Norte Fluminense registrou, no dia 19/06, uma visita ao Espaço Cultural Luciano Bastos, que a seguir reproduzimos:

http://onortefluminense.blogspot.com/2018/06/argentinos-visitam-o-eclb.html


Os argentinos Aspitio Natalio Paola e Sua Pablo Monzón, de Córdoba, Argentina, visitaram hoje o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Em passeio por nossa cidade, eles estiveram acompanhados da bonjesuense Maria Aparecida Tavares Provette.

O prédio e acervo do antigo Colégio Rio Branco, fundado em 1920, estão preservados no ECLB. 

Em 1997, o acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Herberto Sales, esteve no educandário e deixou assinalado que " o Colégio Rio Branco é como a alma de Bom Jesus do Itabapoana".

O ECLB mantém várias relíquias, além de seu acervo: o Museu da Imprensa, que conta com o maquinário do jornal O Norte Fluminense, incluindo a máquina francesa Alauzet, do século XIX; os primeiros jornais de Bom Jesus do Itabapoana, incluindo o nosso primeiro jornal, "Itabapoana", publicado em 1906; um Auditório, com piano, para apresentação de espetáculos; biblioteca, com obras raras, e sala de exibição de filmes.

O ECLB é local de frequentes visitas e constitui referência para a nossa história, promovendo a  cultura em suas diversas áreas.


  
Herberto Salles, da Academia Brasileira de Letras: " O Colégio Rio Branco é como a alma de Bom Jesus do Itabapoana" (1997)


























Nenhum comentário:

Postar um comentário